42
Maratona de Piano no Porto PROGRAMA Conservatório de Música do Porto 6 de Junho 12h00 Sessão de Abertura do PianoPorto - João Barata | Escola Superior de Música de Lisboa R. Schumann – Carnaval de Viena op. 26 - Allegro (Sehr Lebhaft) / Romanze (Ziemlich Langsam) / Intermezzo (Mit Größter Energie /Finale (Höchst Lebhaft) - Diego Rodriguez | Escola Profissional de Música de Espinho W. A. Mozart – Sonata em Fá M KV 332 - Allegro / Adagio / Allegro assai F. Chopin – Estudo Op.25 nº7 João Barata, natural da Covilhã, começou a tocar piano aos seis anos. Estudou na Associação Cultural da Beira Interior com Paula Ramos e na Academia de Música e Dança do Fundão com Tâmara Antontseva. Com presenças em vários concursos, foi laureado em 2014 com o 1º Prémio “com louvor” ex-aqueo no 16º Concurso Internacional Santa Cecília e 1º Prémio no 15º Concurso Internacional Cidade do Fundão e em 2015 com o 1º Prémio no Concurso Internacional de Música Cidade de Almada. Estreou-se a solo com orquestra aos 12 anos, na 24ª Semaine Internationale de Musique, em Ettelbruck (Luxemburgo). Participou no VIII Festival de Música da Beira Interior, no evento "100 teclistas para Dona Helena" na Casa da Música, onde se

Programa PianoPorto - 24 horas de piano no Porto - 2015

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Primeira Maratona de 24 horas de Piano em Portugal. 130 jovens músicos e convidados especiais. Entrada gratuita durante 24 horas seguidas de piano, pela cidade. Organização: Conservatório de Música do Porto. Coprodução: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto.

Citation preview

Maratona de Piano no Porto

PROGRAMA

Conservatório de Música do Porto

6 de Junho

12h00

Sessão de Abertura do PianoPorto

- João Barata | Escola Superior de Música de Lisboa

R. Schumann – Carnaval de Viena op. 26 - Allegro (Sehr Lebhaft) / Romanze (Ziemlich Langsam) / Intermezzo (Mit Größter Energie /Finale (Höchst Lebhaft)

- Diego Rodriguez | Escola Profissional de Música de Espinho

W. A. Mozart – Sonata em Fá M KV 332 - Allegro / Adagio / Allegro assai

F. Chopin – Estudo Op.25 nº7

João Barata, natural da Covilhã, começou a tocar piano aos seis anos. Estudou na Associação Cultural da Beira Interior com Paula Ramos e na Academia de Música e Dança do Fundão com Tâmara Antontseva. Com presenças em vários concursos, foi laureado em 2014 com o 1º Prémio “com louvor” ex-aqueo no 16º Concurso Internacional Santa Cecília e 1º Prémio no 15º Concurso Internacional Cidade do Fundão e em 2015 com o 1º Prémio no Concurso Internacional de Música Cidade de Almada. Estreou-se a solo com orquestra aos 12 anos, na 24ª Semaine Internationale de Musique, em Ettelbruck (Luxemburgo). Participou no VIII Festival de Música da Beira Interior, no evento "100 teclistas para Dona Helena" na Casa da Música, onde se apresentou na Sala Suggia, no ciclo Musicatos em S. João da Madeira, entre outros eventos. Participou em masterclasses com Artur Pizarro, Vladimir Viardo, António Rosado, Jill Lawson, entre outros. Estuda desde 2013 na Escola Superior de Música de Lisboa com Jorge Moyano.

Diego Rodriguez Hart nasceu em 1997, em Cuba. Iniciou os estudos musicais na Escola Alejandro Garcia Caturla na classe de piano da professora Isabel Clavera onde foi premiado em várias edições do Concurso Alejandro Garcia Caturla. De seguida ingressou no Conservatório Municipal de Música Amadeo Roldan na classe da professora e intérprete Karla Martinez. Teve a oportunidade de colaborar em vários concertos e de participar na gravação de um disco da compositora cubana

Beatriz Corona. Em 2014 continuou os seus estudos na Escola Profissional de Música de Espinho na classe do professor Eduardo Resende, onde atualmente frequenta o primeiro ano do Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e Tecla.

13h00

Trio de oboé, violoncelo e piano | Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian

Ana Maia - Oboé, Pedro Ribeiro - Violoncelo, Tomás Matos - Piano

J. Haydn – Trio em RéM - Allegro/Andantino/Vivace

R. Kahn – Serenade

C. Reinecke – Trio - Allegro Moderato / Scherzo / Adágio / Finale

Pequenos Pianistas | Conservatório de Música do Porto

Guilherme Freitas

P. Toth – Petits Poussins

Matilde Guimarães

L. van Beethoven – Dança Alemã

Matilde Babb

Béla Bartók – Spiel

Afonso Graça

R. Schumann – Fröhlicher Landmann

Francisco Reizinho

L. van Beethoven – Sonata Op.49 nº2 - 1º and.

- Trio de oboé, violoncelo e piano do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian constituído por Ana Maia (oboé), Pedro Ribeiro (violoncelo) e Tomás Matos (piano).

- Guilherme Freitas | Matilde Guimarães | Matilde Babb

Classe da Professora Ana Teresa Cancela

Afonso Graça | Francisco Reizinho

Classe do Professor António Oliveira

14h00

Miguel Magalhães | Conservatório de Música do Porto

Fats Waller - Ain't Misbehavin

Fats Waller - Honeysuckle Rose

Errol Gardner – Misty

Yuning Shi | Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian

A . Fragoso - Nocturno

C. Debussy - Toccata

F. Liszt - Estudo la chasse

Pedro Alvadia | Escola Profissional de Música de Espinho

J. Haydn - Sonata Hob XVI:34 - Presto

C. Debussy - Jardins sous la pluie

S. Rachmaninoff - Prelúdio Op.22 Nº8

F. Mendelssohn - Andante e Rondo Caprichoso, op.14

Martin Geyer | Conservatório de Música do Porto

F. Chopin - Estudo op. 10 Nº 12 em Dó m

M. Ravel - Sonatina

- Miguel Magalhães nasceu no Porto, em 28 de Agosto de 1998. Aos seis anos de idade começou os seus estudos de piano, na AMCC, na classe do professor Nuno Caçote. Aos 10 anos ingressou no

Conservatório de Música do Porto, ensino integrado da música, na classe de piano do professor Eduardo Resende, e actualmente frequenta o curso secundário de piano jazz, 11º ano do ensino integrado, na classe de piano do professor Paulo Gomes. Venceu alguns concursos de piano e já actuou em salas como o Ateneu Comercial do Porto, a Fundação Engenheiro António de Almeida e o Clube Literário do Porto.

- Yuning Shi nasceu em Nanjing, China no ano de 1998. Com 6 anos e maio, veio para Portugal e com sete anos de idade iniciou os seus estudos de piano no Conservatório de Música de Aveiro no ano lectivo 2005/2006 na classe da Professora Regina Castro. Tem participado nas diversas master-classes e nos vários Concursos Nacionais, tendo obtido com frequência o primeiro prémio. No presente ano letivo frequenta o 7º grau, na classe do Professor Nuno Caçote, com quem continua a trabalhar.

- Pedro Alvadia nasceu em 2000 em Valpaços. Iniciou os seus estudos musicais em 2005, na escola de música Osnabruck sob a orientação do professor Francisco Doutel. No ano de 2012 continuou os seus estudos na Escola Profissional de Música de Espinho na classe de Piano do Professor Victór Rodríguez. Frequentou Masterclasses de Piano orientadas por Guiliano Mazzocante e Serghei Kovalenco. No ano de 2013, participou no concurso de Stª Cecília, categoria C, onde obteve o 1º prémio. Em Agosto de 2014, participou no encontro “Los grandes compositores cubanos del s. XIX y XX” na Universidade Internacional Menéndez Pelayo.

- José Martin Geyer nasceu em Colónia, em 08.01.1999. Iniciou os seus estudos de piano aos 8 anos no Colégio Novo da Maia. Foi aluno de piano, bateria e guitarra na Escola de Música Teclarte, no Porto. No ano letivo de 2012/2013 frequentou a Rheinische Musikschule e o Humboldt Gymnasium, em Colónia, Alemanha, onde foi aluno de piano da professora Monika Twelsiek. É aluno de piano da professora Teresa Xavier, desde 2011, no Conservatório de Música do Porto, que frequenta atualmente no 10ºano, em regime integrado.

Palacete Viscondes de Balsemão

6 de Junho

15h00

Duo de Canto e Piano | Universidade de Aveiro

André Lacerda – Tenor, Bernardo Silva – Piano

R. Schumann – Diechterliebe op.48 - Im wunderschönen Monat Mai / Aus meinen Tränen spriessen / Die Rose, die Lilie, die Taube, die Sonne / Wenn ich in deine Augen seh' / Ich will meine Seele tauchen / Im Rhein, im heiligen Strome / Ich grolle nicht / Und wüssten's die Blumen, die kleinen / Das ist ein Flöten und Geigen / Hör' ich das Liedchen klingen / Ein Jüngling liebt ein Mädchen / Am

leuchtenden Sommermorgen / Ich hab' im Traum geweinet / Allnächtlich im Traume / Aus alten Märchen / Die alten, bösen Lieder

Júlia Rodrigues | Conservatório de Música de Coimbra

V. Selivanov – Scherzetto

F. Burgmüller – Arabesque

Diana Nunes | Conservatório de Música de Coimbra

S. Rachmaninoff - Prelúdio Op.23 nº5

Duo de Canto e Piano | Conservatório de Música de Coimbra

Miguel Reis – Canto, António Sanches – Piano

W. A. Mozart - Cantate "Die ihr des Unermeβlichen Weltalls"

Duo de canto e piano da Universidade de Aveiro, composto por alunos do curso da Licenciatura em Música da Universidade de Aveiro, André Lacerda (tenor) e Bernardo Santos (piano), sob orientação do Professor António Chagas-Rosa.

- Júlia Rodrigues tem 8 anos, nasceu e vive em Coimbra. É aluna de piano do 3º ano de Iniciação no Conservatório de Música de Coimbra, na classe da professora Rita Dourado. Iniciou os seus estudos pianísticos com a mesma professora há dois anos. Participou em dois Workshop de Iniciação orientados pela professora Lisa Tavares, no âmbito das I e II semanas do Piano no Conservatório de Música de Coimbra, em 2014 e 2015 respetivamente. Participou ainda no Intercâmbio da classe de Piano com o Conservatório de Música do Porto em fevereiro de 2015, no Porto.

- Diana Nunes, natural de Ervedal da Beira, iniciou os seus estudos de piano aos 6 anos, ingressando no Conservatório de Música de Seia onde concluiu o 5º grau com o professor Hugo Passeira. Em 2013 prosseguiu os seus estudos no Conservatório de Música de Coimbra na classe da professora Rita Dourado, onde atualmente frequenta o 7º gray de piano. Tem participado em diversos concursos e realizando masterclasses com os pianistas Ana Telles, Ectarina Baranov, João Paulo Santos e Fausto Neves.

O Duo de Canto e Piano do Conservatório de Música de Coimbra é composto pelo pianista António Lopes Telmo Calado, atualmente aluno do professor Jorge Ly, e pelo cantor Miguel Reis da classe da Profª Joaquina Ly.

16h00

Pequenos Pianistas | Conservatório de Música do Porto

João Matos

L. van Beethoven - Sonatina em Fá M. - 1º and. / F. Chopin - Valsa Op.70 nº2

Miguel Lameiras

C. Gurlitt - Viagem Noturna / W. Gillock - Dança Índia

Maria Ribeiro

J.S.Bach - Marcha em Ré M. / M. Clementi - Sonatina Op.36 nº3 - 1º andamento

Inês Pascoal

J.S.Bach - Minueto em ré m. / L. van Beethoven - Sonatina em Sol

José Freitas

Keith Beniston - Moody Boogie / W. Gillok – Fiesta

Guilherme Silva

L. van Beethoven - 6 Ecossaises WoO83 / A. Pinho Vargas - Dinky Toys

Leonor Albuquerque

L. Kholer - Sonatina OP.300 - 1º and.

D. Stemberg – Kinderballett

Trio Dimian | Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo

Ângela Topa – violino, Micaela Ferrão - violoncelo, Diogo Ferreira - piano

F. Mendelssohn – Trio para piano, violino e violoncelo nº2 - 1º e 4º andamentos

O Trio Dimian é composto por Micaela da Silva Ferrão (violoncelo), Ângela Topa (violino) e Diogo Ferreira (piano). Micaela da Silva Ferrão iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos de idade na Academia de Música do Fundão em piano. Aos 9 anos iniciou o estudo do violoncelo com a Professora Raquel Queirós. Aos 11 anos ingressou na EMPVC e estudou com os Professores Alexander Znachonak e Iminas Kucinskas. Actualmente estuda na ESMAE na classe do Professor Jed Barahal. Faz parte da Orquestra Sinfónica da ESMAE. Ângela Topa iniciou os seus estudos aos 6 anos na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Em 2006 ingressa na EPME e estudou com os Professores Nikola Vasiljev e Nuno Soares. Actualmente estuda na ESMAE na classe da professora Marta Eufrázio. Colabora com a Orquestra Sinfónica da ESMAE e a Orquestra Clássica de Espinho. Diogo Ferreira iniciou os seus estudos de piano em Lisboa. Actualmente frequenta a ESMAE na classe do Professor Luís Filipe Sá. Estudam Música de Câmara com Carlos Azevedo.

João Matos | Miguel Lameiras

Classe da Professora Lígia Madeira

Maria Ribeiro | Inês Pascoal

Classe da Professora Sónia Amaral

José Freitas | Guilherme Silva

Classe da Professora Teresa Xavier

Leonor Albuquerque

Classe do Professor Eduardo Resende

17h00

Paulo Gomes, pianista e compositor | convidado especial

Thelonious Monk - Round Midnight

Thelonious Monk - Hackensack

Duke Ellington - Sophisticated Lady

Cole Porter - Night and Day

Paulo Gomes - Malabarista Paulo Gomes

Bruno Gomes Ferreira | Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

F. Chopin - Estudo Op.25 nº7

F. Liszt - Rapsódia Húngara nº9

Duo de violino e piano | Conservatório de Música do Porto

Lia Yeranosyan - Violino, Ema Costa Lecomte - Piano

E. Grieg – Sonata para Piano e Violino nº 3 op. 45 em Dó menor - Allegro molto appassionato

J. Brahms – Dança húngara em ré menor, WoO 1 nº 2 (arr. Joseph Joachim)

E. Elgar – Salut d’amour op. 12

- Paulo Gomes (pianista, compositor). Curso de composição no Conservatório de Música do Porto. Mestrado em Interpretação Artística – Piano Jazz, na Escola Superior de Música do Porto, tendo sido distinguido com uma bolsa de mérito pelo I.P.P. Na sua actividade de pianista e compositor, teve o privilégio de trabalhar em palcos e/ou estúdios de gravação com: Sheilla Jordan, David Murray, Herb Geller, Henry Lowther, Peter King, Jullian Arguelles, Eric Vloeimans, Montez Coleman, Rolf Delfos, David Chamberlain, Matt Wates, Martin Shaw, Fátima Serro, Zé Eduardo, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Clássica do Algarve, e muitos outros. Foi convidado, na qualidade de pianista de jazz, para variadíssimos programas de televisão e rádio. Entre estes, destacam-se o “Jazz a Preto e Branco” de José Duarte (na RTP), “Mil e uma escolhas” de Madalena Balsa (na RDP Ant1), e os concertos com emissão em directo na RDP Antena2. Desde o início dos anos 90, participou em inúmeros festivais de jazz, em Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Holanda e França. É professor de piano-jazz no Conservatório de Música do Porto. 14 CDS gravados. Paralelamente ao Jazz, participou em concertos e gravações de CDS de bandas como: “Andanças do Mar”; “Mar do Mundo” e “Classificados”.

- Bruno Gomes Ferreira iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos. Posteriormente ingressou na ArtEduca - Academia de Música e Artes de V. N. Famalicão, estudando piano com os professores Marian Pivka, Serghei Covalenco e Francisco Albuquerque. Realizou masterclasses com os pianistas Carlos Lama, António Rosado, Marco Fatichenti, Cédric Pescia e Dmitri Alexeev. Com 17 anos for laureado com o 1º prémio em diversos concursos nacionais e internacionais. Actualmente trabalha

em regime livre com o professor Álvaro Teixeira Lopes e frequenta o 8º grau de piano no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga com a professora Margarida Coelho.

- Duo de violino e piano do CMP: Nascidas no seio de famílias de músicos, Lia Yeranosyan (n. 1999, Arménia) e Ema Lecomte (n. 2000, Portugal) iniciaram estudos musicais com suas mães, sendo actualmente alunas no Conservatório de Música do Porto. Lia Yeranosyan ingressou na classe de violino de Magda Wierzba com 5 anos, estudando de 2006 até hoje com Tatiana Afanasieva. Ema Lecomte estudou piano com Jorge Montenegro e, desde 2013, com Cristóvão Luiz. Ambas detentoras de prémios em concursos de instrumento, colaboram em duo desde 2015 sob orientação de Cristóvão Luiz, tendo sido recentemente premiadas no Concurso Interno de Música de Câmara do Conservatório de Música do Porto.

Ateneu Comercial do Porto

6 de Junho

18h00

Pequenos Pianistas | Conservatório de Música do Porto

Mateus Barros

C. Czerny - Estudo Op. 299 nº13 / Fr. Kuhlau - Sonatina em Lá m - Allegro burlesco

Bernardo Rocha

C. Debussy - The little shepherd / B. Martinu - Columbine Dance / S. Azevedo – Tarantela

António Sá Carneiro

Muczynsky - Prelúdio nº1 e nº3

Pedro Branco

C. Czerny - Estudo Op.777 nº16 / N. Batschinskaja - o Velho Cuco

Rafaela Oliveira

E. Grieg - Suite Holberg Op.40 - Prelúdio

Trio Insomnia | Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo

Sara Cymbron – violino, Tiago Azevedo – violoncelo, Pedro Borges – piano

L. van Beethoven - Trio Op.11 - Allegro com brio / Adagio / Thema: "Pria ch'io l'impegnto" - Allegretto

- O Trio Insomnia, constituído por Sara Cymbron (violino), Tiago Azevedo (violoncelo) e Pedro Borges (piano), foi formado em 2014, na ESMAE, sendo orientado pelo professor Ryszard Wóycicky. Já se apresentou em público diversas vezes, nomeadamente no Festival Euroclassical, no qual foi seleccionado para integrar a lista de intérpretes com uma gravação para o Classical Planet e ainda uma participação no programa Grande Valsa, na RTP 2, com obras de Joseph Haydn e Felix Mendelssohn. Recentemente, integraram o Festival ESMAE. O trio, concorrente à actual edição do Prémio Jovens Músicos, apresenta uma repertório que inclui ainda obras de Beethoven, Arensky, Luís Costa e Shostakovich.

Mateus Barros

Classe da Professora Maria José Sousa Guedes

Bernardo Rocha

Classe da Professora Emília Gonçalves

António Sá Carneiro

Classe da Professora Rosgard Lingardsson

Pedro Branco | Rafaela Oliveira

Classe da Professora Dina Resende

19h00

Madalena Soveral, pianista | convidada especial

A. Schoenberg - Klavierstücke op. 11 Nº1

J. Brahms - Intermezzo op. 118 Nº 1

A. Schoenberg - da suite op. 25 – Nº4 (Minueto e Trio)

J. Brahms - Intermezzo op. 118 Nº 2

A. Schoenberg – Klavierstücke op. 11 Nº 3

J. Brahms - Intermezzo op. 118 Nº 6

A. Schoenberg - Klavierstücke op. 33a

A. Berg - Sonata op. 1

Triunvirato | Escola Superior de Artes Aplicadas - Castelo Branco

Bruno Figueira - clarinete, António Bento - violoncelo, Teresa Faustino - piano

J. Brahms - Trio Op.114 para clarinete, violoncelo e piano – Allegro / Adagio / Andantino grazioso / Allegro

- Madalena Soveral nasceu no Porto onde iniciou os seus estudos musicais. Continuou a sua formação no Conservatório de Música do Porto e, na qualidade de bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da SEC, na École Normale de Musique de Paris. Desde 1980 que Madalena Soveral se apresenta regularmente em concertos a solo, com orquestra ou integrando várias formações de música de câmara. Entre as actuações em Portugal e no estrangeiro (Itália, França, Reino-Unido, Bélgica, Suiça, Marrocos, Macau, Síria, Espanha) salientam-se as suas participações nos festivais de Nápoles, Santiago de Compostela, Sceaux, Fstival d’Orléans, Flaneries Musicales de Reims, Festival de Montpellier (Radio France), Mantova (Itália), Festival de Música do séc. XX da UNESCO (Paris), Música Nova (Brasil), Música Viva (Lisboa), I Festival de Músicas Contemporâneas de Lisboa (T.N.S. Carlos), bem como na Academia de Santa Cecília (Roma), na Salle Gaveau, no Theatre du Rond-Point, no Auditorium des Halles (Paris) e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ao longo da sua actividade concertística, Madalena Soveral tem dado particular atenção ao reportório do séc. XX, colaborando com diversos compositores e intérpretes. Neste âmbito destacam-se o trabalho com o compositor Giacinto Scelsi e com o grupo “Les Percussions de Strasbourg”, bem como a colaboração com o pianista Jean-Louis Haguenauer e os percussionistas Christian Hamouy e Georges van Gucht. Fez numerosas estreias mundiais entre as quais refere de forma particular, as peças que lhe foram dedicadas: Estudos de Sonoridades de Filipe Pires, Interrogations de Miguel Graça Moura, In Tempore para piano e electrónica de João Pedro Oliveira, Dominos de Sharon Kanach, Episode para dois pianos, marimba e vibrafone de Francis Bayer.

Professora Coordenadora na Escola Superior de Música do Porto, Madalena Soveral fez um trabalho de investigação sobre música portuguesa para piano do séc. XX na Universidade Paris 8 (Saint-Denis). Étude Analytique des Litanies du feu et de la mer, realizado entre 1997-99, constitui a primeira parte desse trabalho, dedicado à obra para piano solo de Emmanuel Nunes. Doutorada pela Universidade Paris 8 desde Maio de 2005. Intitulada «Quatre compositeurs. Quatre œuvres: la musique portugaise pour piano des années 90» a tese de doutoramento tem como tema central quatro obras portuguesas para piano dos anos 90 - Mirrors de António Pinho Vargas, Pirâmides de Cristal de João

Pedro Oliveira, Réitérations de João Rafael et Estudos de Sonoridades de Filipe Pires – obras gravadas e editadas em 2001 pela Numérica.

- O Triunvirato da Escola Superior de Artes Aplicadas Castelo Branco é composto pela pianista Teresa Faustino da classe dos professores Luisa Tender, Yara Gutkin e Kent Queener, pelo clarinetista Bruno Figueira da classe do professor Carlos Alves e pelo violoncelista António Bento da classe do professor Miguel Rocha.

20h00

Ana Sofia Cunha | Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian

J. S. Bach - Prelúdio e fuga em Fá m

A. Scriabin - Prelúdio Op. 11 nº6

J. Brahms - Intermezzo Op. 118 nº2

F. Mendelssohn - Estudo em Fá m

Marco Santos Trio | Conservatório de Música da Jobra

Marco Santos - piano, Fábio Rocha - contrabaixo, Rafael Alcaide - bateria

Thelonious Monk - Monk’s Dream

Jimmy McHugh - On The Sunny Side Of The Street

Ahmad Jamal - Poinciana

Cole Porter - What Is This Thing Called Love

Chick Corea - Fingerprints

Jimmy Van Heusen - It Could Happen To You

Brad Mehldau - Unrequited

- Ana Sofia Pereira e Cunha nasceu em Aveiro em 1997. Iniciou os seus estudos musicais com 5 anos no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian na classe de piano da Professora Teresa Macedo. Desde o ano letivo 2010/2011 é aluna da professora Helena Galante. Concluirá no presente ano letivo no 8º grau. Em 2006 participou na gravação de um CD de piano "Sons a 4 Mãos" No ano de 2010 é convidada para ser pianista na tournée do musical "De Pernas para o Ar". Participou em

vários Concursos Internos, obtendo prémios. Tem participado com regularidade em audições de classe e interdisciplinares assim como em Masterclasses, mais recentemente participou na Masterclasse com a Professora Maria José Souza Guedes.

- Marcos Santos é um jovem pianista de Jazz, finalista do Curso Profissional de Instrumentista Jazz do Conservatório da Jobra. A sua ligação ao piano começou aos treze anos de idade, com um interesse crescente pelo Jazz e pela improvisação que determinou a sua opção por orientar o seu futuro académico e profissional para esta área da música. Tem feito um percurso académico muito interessante e, apesar de ser ainda muito jovem, revela já uma maturidade musical apreciável. Apresenta-se neste trio com Fábio Rocha, contrabaixista que também passou pelo CMJ e está a fazer o curso superior de Jazz na ESMAE, e com Rafael Alcaide, jovem baterista também finalista do CMJ.

Teatro Municipal Rivoli

6 de Junho

21h00

João Casimiro Almeida | Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo

R. Schumann – Faschingsschwank aus Wien, op 26 - Allegro (sehr lebhaft) / Romanze (ziemlich langsam) / Scherzino / Intermezzo (mit größter Energie) / Finale

Natanael Cunha | Escola de Música da Póvoa de Varzim

J. S. Bach - Prelúdio em Mi, BWV 854

S. Bortkiewicz - Estudo Op. 29 nº 6, “Les Heros”

F. Chopin - Estudo Op. 10 nº 3, “Tristesse” / Mazurka Op. 7 nº 1

C. Debussy - Doctor Gradus Ad Parnassum

L. Costa - Wiegenlied

Combo do Curso de Jazz do CEPAM | Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode

Catarina Pimenta – Voz, Sérgio Pão – Piano, Félix Fernandes – Contrabaixo, Jeffrey de Gouveia – Bateria

Pat Methent – “Question and answer”

Charlie Parker – “Confirmation”

Cole Porter – “Love For Sale”

- João Casimiro Almeida iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, tendo estudado com o Professor Miguel Campinho e posteriormente com Professora Ermelinda Martins. Em 2011, transferiu-se para a Academia de Música José Atalaya, ainda sob orientação da Professora Ermelinda Martins, onde concluiu o curso de piano com a classificação máxima. No ano seguinte, ingressa na EAMAE, na classe da Professora Madalena Soveral, onde estuda desde então. Participou em diversos cursos e masterclasses, onde trabalhou com os Professores como Yuri Ananiev, Guigla Katsarava, Prisca Benoit, Claire-Marie Le Guay, Joaquim Soriano, entre outros. João conta também com várias participações em concursos, tendo obtido vários prémios, destacando-se mais recentemente o "Prémio Honorífico David Russell" e o "Prémio Extraordinário do Júti" nos Prémios David Russell 2014, bem como um 1º Prémio e o Prémio da melhor interpretação da peça portuguesa, ambos ex-aequo, no IX Concurso de Piano da Póvoa de Varzim. Já este ano, foi admitido no 2º ciclo superior de Piano (equivalente a Mestrado) no CNSMD de Paris.

- Natanael Cunha é natural da Póvoa de Varzim onde nasceu em 1999. Em 2007, iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Póvoa de Varzim (EMPV) ingressando na classe de piano do Prof. Guilherme Cancujo, com o qual continua a trabalhar. Ao longo da sua formação, tem colaborando em diversos recitais, audições e intercâmbios culturais organizados pela EMPV. Recentemente, frequentou na Póvoa de Varzim uma Masterclasse trabalhando com a pianista Lígia Madeira. Apresentou-se a solo em diversas cidades, tais como, Porto, Braga, Esposende e Póvoa de Varzim. Frequenta o 1º ano do curso profissional de música, na variante de instrumentista de tecla, da EMPV.

- O Combo do Curso de Jazz do CEPAM representa o CEPAM neste evento é constituído por quatro alunos do 2º ano, turma B, do Curso de Jazz do Conservatório, orientados pelo professor Décio Abreu e sob a coordenação geral do professor Jorge Borges. Desde o início do presente ano letivo, o Combo tem realizado concertos em diversos contextos na RAM, sendo ainda de destacar a sua dignificante participação, na qualidade de Combo selecionado para representar a RAM, na edição de 2015 da emblemática "Festa do Jazz", no Teatro São Luiz, em Lisboa, onde o pianista, Sérgio Pão, foi distinguido como o 2º melhor pianista no concurso que envolveu as 11 escolas de todo o país, participantes na "Festa".

22h00

Guilherme Pinho | Conservatório de Música do Porto

W. A. Mozart - Sonata KV 310 - 1º andamento

S. Rachmaninoff – Estude - Tableaux op.33, nº8 / Prelúdio em dó# menor op. 3, nº 2

E. Thomaz Lima – Fado Fantasia

Carlos Azevedo, pianista e compositor | convidado especial

Improvisação livre

- Guilherme Tomás Nadais de Pinho, natural de Vale de Cambra nasceu em 1999. Começou a estudar piano aos 11 anos de idade na AMV, na classe da professora Sílvia Lopes de quem continua a ser aluno. Frequenta, desde este ano lectivo o curso complementar de piano no CMP e o 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias em Vale de Cambra. No ano de 2012, obteve o 2º lugar no Concurso de Piano Elisa Pedroso e menção honrosa no Concurso Internacional do Fundão. No ano de 2014, obteve uma menção honrosa no Concurso Marília Rocha, o 3º lugar no Concurso Internacional de Música Cidade de Almada, o 3º lugar no Concurso de Piano de São Teotónio e o 1º lugar no Concurso Elisa Pedroso. Participou nas Masterclasses dos professores Paulo Oliveira e Massimiliano Valenti.

- Carlos Azevedo nasceu em Vila Real, em 1964. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto em 1982, concluindo a frequência do Curso Superior de Piano com a Profª. Arminda Odete. Frequentou ainda o Curso Superior de Composição da Escola Superior de Música do Porto, que finalizou em 1991. Tirou o mestrado em Composição na Universidade de Sheffield (Inglaterra). Participou nos Cursos Internacionais Projazz em 1990 (Sir Roland Hanna) e 1991 (Hal Galper). Tocou no Café com Jazz (em 1990 e 1991), no I e II Festival de Jazz Europeu do Porto, no Instituto Francês do Porto (em 1991 e 1992), nas V Jornadas Internacionais de Música da Oficina Musical, no XIX Festival de Música de Espinho, no II Festival de Jazz de Guimarães (1993) e na Festa do Mundo (1994). Fundou com António Ferro o ‘Trio 3 por 4’. De entre outros, tocou com Ricardo Fabini, Sávio Araújo, José Menezes, Claus Nymark, Mário Barreiros, Pedro Barreiros, Pedro Abrunhosa, John Schroeder, Tom Walton, João Courinha, Mário Santos, Andy James, Paleka, Brendan Hemsworth, José Luis Rego, Carlos Martins, Bill Goodwin, Ron Jackson, Chris Kase. Actualmente para além do seu trio, toca com a orquestra de Laurent Filipe ‘Orquestra do Som do Mundo’ e com ‘Raul Marquez e os Amigos da Salsa’. Foi em 2003 Membro do Júri dos Concursos de Composição Claudio Carneyro e Lopes Graça. O seu Quinteto para Metais Jazzi Metal foi recentemente editado em CD pelo Royal Scottish Academy Brass, liderado por John Wallace. Foi um dos cinco Finalistas do “International Composition Contest” para a Brussels Jazz Orchestra, tendo dirigido esta mesma orquestra na final (2003). Voltou a ser finalista do mesmo concurso na edição de 2004 tendo ganho o 1º prémio. Teve

uma encomenda para a Tour de 2004 da European Youth Jazz Orchestra. Actualmente, lidera o seu Trio e dirige a Orquestra de Jazz de Matosinhos. É professor de Análise e Música de Câmara na Escola Superior Música e Artes do Espectáculo e Assistente na Escola Superior de Educação das disciplinas de Análise e Composição.

23h00

Duo Ibérico | Universidade do Minho

Jorge Vidal – Piano / Leonor Bravo – Violino

F. Schubert – Sonata para piano e violin, D 385 - Allegro Moderato / Andante / Menuetto (Allegro) & Trio Allegro

Luis Santos | Universidade de Évora

A. Ginastera - Doce Prelúdios Américanos Op.12 - 2. Triste / 3. Danza Creola / 4. Vidala / 5. En el 1er modo pentáfono menor / 6. Homenaje a Roberto Garcia Morillo / 8. Homenaje a Juan José Castro / 8. Homenaje a Aaron Copland / 10. Pastoral

Béla Bartok - 14 Bagatelas Op.16 - 3. Andante / 4. Grave / 6. Lento / 8. Andante Sostenuto / 11. Allegretto molto rubato / 12. Rubato / 14. Valse: ma mie quie danse

- O Duo Ibérico, formado no presente ano letivo (2014/2015) na classe de Música de Câmara do Professor Luís Pipa no 1º ano do Mestrado em Ensino da Música da Universidade do Minho, apresentou-se publicamente em eventos internos da Universidade. O seu nome reflete as suas origens e a fusão entre a cidade de Braga da violinista com a região galega do pianista. Até se encontrarem, receberam diversos prémios e apresentaram-se individual e regularmente em grupos de música de câmara, orquestras e projetos musicais em Portugal, Espanha e Itália.

- Luís Santos nasceu em 1993. Começou a estudar piano na Juventude Musical Portuguesa, tendo depois concluído o curso do conservatório no Conservatório de Música de Sintra. Actualmente frequenta a licenciatura em piano na classe da professora Ana Telles, na Universidade de Évora. No domínio da música contemporânea, estreou a obra "3 Pequenas Peças para Piano" de Luís Lopo, no Festival Música Viva no Teatro São Luiz.

Clube Fenianos Portuenses

7 de Junho

0h00

Hugo Peres | Conservatório de Música do Porto

A. J. Fernandes - Scherzino

S. Rachmaninoff – Estudo-Quadro op.33 nº 2

F. Chopin - Estudo op.10 nº 2 / Scherzo Nº2 op.31 em Sib m

Trio Die Schwestern | Universidade de Évora

Lara Raínho – Soprano, Ana Maria Lopes – Soprano, Cláudia Anjos – Piano

J. Brahms - Cinco duetos Op.66 - Klänge I / Klänge II / Am Strande / Jägerlied / Hür du dich!

Afonso Teles - Falar o Nada e Mentir

Pedro Lopes | Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo

S. Prokofiev – Sonata nº 4 – Allegro molto sostenuto / Andante assai / Allegro con spirito, ma non leggiero

- Hugo Brandão Airão Peres nasceu no Porto em Novembro de 1997. Em 2004 ingressou no Conservatório de Música do Porto, na classe da Professora Maria José Souza Guedes. Tem sido premiado em vários concursos, nomeadamente: 1º Prémio ex-aequo do Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto - Nível D (2007); 1º prémio do Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto - Nível C (2008): 1º Prémio do 8º Concurso Ibérico do Alto Minho - Classe C: 1º Prémio do Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto e Prémio Casa da Música.

- O Trio Die Schwestern é formado por Ana Maria Lopes (soprano), Lara Rainho (soprano) e Cláudia Anjos (piano), alunas da licenciatura do Curos de Música - Ramo de Interpretação da Universidade de Évora. Iniciaram o seu trabalho conjunto em setembro de 2013, no âmbito da disciplina de Conjunto Vocal e Instrumental, tendo trabalhado com a professora Ana Filipa Luz. Actualmente integram a classe de música de câmara do professor Mauro Dilema. Em 2014, participaram num dos recitais realizados no âmbito da Semana da Composição da Escola Superior de Música de Lisboa, na qual estrearam a obra Falar o Nada e Mentir (2014) do compositor Afonso Teles. O nome "Die

Schwestern" foi inspirado num trecho de J. Brahms e surge como uma forma de caracterizar o grupo pela amizade que une os seus elementos.

- Pedro Lopes é finalista na licenciatura em Piano na ESMAE-Porto, classe de Pedro Burmester, tendo estudado antes com Fausto Neves, na Escola Profissional de Música de Espinho. Natural de Aveiro, obteve alguns prémios em concursos como: Prémio Jovens Músicos (na categoria de música de câmara), Concurso Santa Cecília, Concurso Cidade da Guarda e Prémio Helena Sá e Costa, dando-lhe este último a oportunidade de tocar o Concerto em Ré menor de J. Brahms com a Orquestra Sinfonietta da ESMAE dirigida por Bart Bouckaert. Trabalhou com pianistas como Luiz de Moura Castro, Zoltán Kocsis, Joop Celis, Miguel Borges Coelho, Madalena Soveral, entre outros. No âmbito da música de câmara, trabalhou com Sven Arn Tepl, Jorge Alves, António Saiote, Susanne can Elts, Tatjana Masurenko e Ana Bela Chaves.

É professor na Escola de Música Santa Cecília e pianista acompanhador no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

1h00

Nuno Miguel Freitas | Escola Superior de Artes Aplicadas - Castelo Branco

F. Chopin – Balada op. 47, nº 3

C. Debussy - Étude pour les Arpéjes Composés S. Prokofiev - Sonata op.28, nº 3

Tiago Nunes | Universidade de Aveiro

F. Liszt - Funérailles (Harmonies Poétiques et Religieises)

Clara Lacerda | Conservatório de Música do Porto

J. S. Bach - Preludio e fuga em Mi M, WTK I

S. Rachmaninoff - Prelúdio em Dó#m, op. 3 Nº2

P. Constantinesco - Toccata

L. van Beethoven - Sonata em Fá M op. 10 Nº 1, 2º e 3º and.

- Nuno Miguel Freitas nasceu em Coimbra em 1988. Concluiu o 6º grau de piano, no Orfeão de Leiria. Estudou com os professores Marian Rybicki e Serguei Markarov na École Normale de Musique, em Paris. Em 2011, regressa a Portugal para frequentar a licenciatura em piano na ESART, sob a orientação da professora Luísa Tender. No ano lectivo 2012/2013, participou com o Coro Voximini do Conservatório de Castelo Branco na gravação de um CD com peças de Sérgio Azevedo. Atualmente encontra-se a terminar a licenciatura em piano, na classe da professora Jill Lawson.

- Tiago Nunes, natural de Coimbra, iniciou o estudo de piano com seis anos de idade no Conservatório de Música de Seia, onde concluiu o Curso Básico. Frequentou em seguida o Curso Complementar de Piano no Conservatório de Música de Coimbra, na classe da professora Rita Dourado, que terminou com elevada classificação. Tem recebido conselhos e participado em masterclasses dos pianistas Aquiles Delle Vigne (Argentina/Bélgica), Fausto Neves (Portugal), Álvaro Teixeira Lopes (Portugal), Paulo Oliveira (Portugal), Luísa Tender (Portugal), Nancy Lee Harper (EUA/Portugal), Paul Badura-Skoda (Áustria), Rudolfo Rubino (Itália), Shao Ling (China), Yi Wu (China/EUA). Encontra-se atualmente a concluir o terceiro ano da Licenciatura em Piano na Universidade de Aveiro sob orientação do pianista Fausto Neves.

- Clara Lacerda nasceu a 17 de Julho de 1999 em Braga. Iniciou os seus estudos aos 10 nos em piano com Conservatório de Música de Arteduca com a professora Ana Isabel Moreira. Desde 2010 já premiada em vários concursos, destacando os recentes 1º Prémio no Concurso Interno do próprio Conservatório e o 2º Prémio no Concurso de Piano da Póvoa de Varzim. Durante o seu percurso na música já participou em vários workshops de aperfeiçoamento musical, destacando os últimos com Álvaro Teixeira Lopes e Massimiliano Valenti. Atualmente estuda no Conservatório de Música de Porto na classe da professora Rosgard Lingardsson.

2h00

Pedro Burmester, pianista | convidado especial

F. Chopin – Nocturnos (seleção)

Catarina Rodrigues Trio | Conservatório de Música de Coimbra

Catarina Rodrigues – Piano, Jóni Axel – Contrabaixo, João Cardita – Bateria

Irving Berlin – Just in time

Barry Harris – Sweet Pea

Tom Jobin – Chega de saudade

Bud Powell – Hallutinations

Henry Mancini – The days of wine and roses

Thelonius Monk - Monk’s dream

Mulgrew Miller – Second thoughts

Wes Montgomery – Full house

Rodgers & Hart – My funny Valentine

- Pedro Burmester nasceu no Porto. Foi durante dez anos aluno de Helena Costa, tendo terminado o Curso Superior de Piano do Conservatório do Porto com 20 valores em 1981. Posteriormente, deslocou-se aos Estados Unidos onde trabalhou entre 1983 e 1987 com Sequeira Costa, Leon Fleisher e Dmitry Paperno. Paralelamente, frequentou diversas masterclasses com pianistas como Karl Engel, Vladimir Ashkenazi, T. Nocolaieva e E. Leonskaja. Ainda muito novo, foi premiado em diversos concursos, destacando-se o prémio Moreira de Sá, o 2º prémio Vianna da Motta e o prémio especial do júri no Concurso Van Cliburn nos Estados Unidos. Iniciou a sua actividade concertística aos 10 anos de idade e, desde então, já realizou mais de 1000 concertos a solo, com orquestra e em diversas formações de música de câmara, em Portugal e no estrangeiro. Participou em todos os festivais de música portugueses. No estrangeiro são de realçar apresentações em La Roque d’ Anthéron, na Salle Gaveau, no Festival de Flanders, na Frick Collection e 92nd Y em Nova Iorque, na Filarmonia de Colónia, na Gewandhaus de Leipzig, na casa Beethoven em Bona e no Concertgebouw em Amesterdão. São de destacar colaborações com os maestros Manuel Ivo Cruz, Miguel Graça Moura, Álvaro Cassuto, Omri Hadari, Gabriel Chmura, Muhai Tang, Lothar Zagrosek, Michael Zilm, Frans Brüggen e Georg Solti. Dedicou-se também à música de câmara. Mantém há alguns anos um duo com o pianista Mário Laginha e actuou com os violinistas Gerardo Ribeiro e Thomas Zehetmair, com os violoncelistas Anner Bylsma e Paulo Gaio Lima e com o clarinetista António Saiote. Formou um grupo de pianos e percussões que tem actuado com grande sucesso em diversos festivais e concertos em Portugal. Em 1997/98 Pedro Burmester actuou em França, na Alemanha, Bélgica, Holanda, no Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Canadá e Austrália, onde realizou uma tournée com a prestigiada Australian Chamber Orchestra. Já gravou uma dezena de CD. A sua discografia inclui três CD a solo com obras de Bach, Schumann e Schubert, um em duo com Mário Laginha e três gravações com a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Em 1998 foi editado um CD a solo com obras de Chopin. Em 1999 gravou as dez sonatas para violino e piano de Beethoven com o violinista Gerardo Ribeiro.

Em 2007, juntamente com Bernardo Sassetti e Mário Laginha editou o CD e DVD “3 Pianos”, gravado ao vivo no Centro Cultural de Belém. Em 2010 grava e edita a Sonata em Lá Maior, D959 de Franz Schubert e os Estudos Sinfónicos op. 13 de Robert Schumann. Foi Director Artístico e de Educação na Casa da Música, projecto que ajudou a criar e a implementar. Actualmente, para além da sua actividade artística, é professor na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) no Porto.

- O Catarina Rodrigues Trio surge como forma de premiar o trabalho esforçado e exemplar da líder do grupo que, ao longo de dois anos, tem percorrido os caminhos sinuosos e difíceis do curso profissional de instrumentista de Jazz da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. O desafio de partilhar o palco com uma das formações mais tradicionais do Jazz (Piano, Bateria e Contrabaixo) é sem dúvida o objetivo principal do ensemble. A recriação de ambientes sonoros típicos do género com a liberdade criativa tão característica do Jazz serão o princípio de uma apresentação coerente, agradável e surpreendente.

Porta Jazz

7 de Junho

3h00

João Grilo | Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo

João Grilo - Ritmo e umas trocas

George Gershwin - I Love you, Porgy

João Grilo - Atalhos e Atrasos / Canção de Embalar

Sin Trio | Escola Superior de Artes Aplicadas - Castelo Branco

Nádia Roseiro – Piano, Susana Moreira – Flauta, Inês Lemos – Fagote

C. M. Weber - Trio op.63 - Allegro moderato / Finale, Allegro

Cláudia Anjos | Universidade de Évora

A. Fragoso - Pensées Extatiques / Les ruines du Temple Sacré / Léxtase d'une Vierge

C. Carneyro - Pavana

L. Costa - Prelúdios op.9 nº V - VI - III e VII

- João Grilo nasceu no Luxemburgo em 1993. Aos seis anos queria ser Lixeiro, aos doze Futebolista e finalmente aos treze decide que quer ser Músico. Hoje em dia continua a querer ser músico embora

tenha alguma vontade de ser jardineiro em part-time. Estudou na Escola Jazz do Porto e no Conservatório de Música do Porto e hoje em dia é finalista do curso de Piano Jazz na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Nos últimos anos tem colaborado com vários projetos como os Retimbrar, os BounceLab e a Stopestra entre outros.

- O Sin Trio da Escola Superior de Artes Aplicadas Castelo Branco é composto pela pianista Nádia Roseiro da classe dos professores Kent Queener, Yara Gutkin e Luísa Tender, pela flautista Susana Moreira da classe da professora Katharine Rawdon e pela fagotista Inês Lemos da classe do prof. Carolino Carreira.

- Cláudia Anjos nasceu em 1994. Natural de Évora, residente em Reguengos de Monsaraz, começou a estudar piano aos nove anos de idade, tendo ingressado, dois anos mais tarde no Conservatório Regional de Évora - Eborae Música, onde deu continuidade aos seus estudos musicais até 1012. Atualmente encontra-se no 3º ano de licenciatura em Música (ramo de Interpretação) da Universidade de Évora, na classe de piano da Professora Ana Telles. Na mesma instituição, estudou música de câmara com os professores Zoltan Paulinyi, Christopher Bochmann, Diana Botelho Vieira, Ana Filipa Luz e Mauro Dilema. Frequentou masterclasses com os pianistas Jean-Pierre Armengaud, anna Kijanowska, Yan Mikirtumov e Mauro Dilema. E, 2013, participou na 19ª edição de Festival Música Viva, onde revela interesse pela área do canto, tendo participado como solista na Ópera "O Que Diz Sim" de Kurt Weill, dirigida por Pedro Teixeira em 2012. Desde 2011, tem vindo a frequentar vários cursos de aperfeiçoamento da prática coral orientados por maestros como Stephen Coker, Paulo Lourenço, Pedro Teixeira, Armando Possante, Peter Philips e Owen Rees.

4h00

Quinteto com piano | Escola Superior de Artes Aplicadas - Castelo Branco

Diogo Carriço – piano, Frederico Lourenço – violino, Ana Sofia Sousa - viola d’arco, António Bento – violoncelo, Carlos Costa - contrabaixo

F. Schubert: Quinteto com piano em Lá M, D. 667 – 4º e 5º andamentos

Xue Jing | Universidade de Aveiro

C. Debussy – Images I

F. Liszt – Rapsódia Húngara nº12

Trio Pianoletta | Universidade do Minho

Adrina Carrera – Clarinete, Ana Luzia Lapo - Viola d'Arco, Natália Gestido - Piano

W. A. Mozart – Trio nº4 para Piano, Clarinete e Viola em Mib Maior, KV 498 – Andante / Menueto / Rondeaux: Allegretto

- O Quinteto com piano da ESART formou-se em Setembro de 2014 no âmbito da unidade curricular de Música de Câmara da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. É composto por alunos da Licenciatura em Música variante Instrumento e tem como orientador o professor António Carrilho. Durante este ano lectivo, o grupo tem-se apresentado em diversas apresentações no Auditório da ESART, no Auditório Liszt (Castelo Branco) e ainda no Palácio Foz (Lisboa).

- Xue Jing, natural da China, iniciou os estudos de piano muito cedo. Em 2007 entrou no Departamento de Piano do Conservatório de Música de Wuhan, onde obteve em 2011, o grau da Licenciatura em Piano Performance com distinção. Em 2013, concluiu o curso do Mestrado em Música, na Faculdade de Música da Universidade Normal em Shanghai, sob a orientação do professor Wu Yi. Em 2015, Xue Jing veio para Portugal e neste momento está a preparar a sua candidatura ao Programa Doutoral em Música do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, sob orientação do professor Álvaro Teixeira Lopes e da professora Shao Xiao LIng.

- O Trio Pianoletta, formado no presente ano letivo 2014/2015 na classe de Música de Câmara do Professor Luís Pipa no 1º ano do Mestrado em Ensino da Música da Universidade do Minho, apresentou-se publicamente em eventos internos da Universidade e na Feira do Livro em Paredes de Coura. Os seus elementos fazem uma fusão entre as culturas galaico-portuguesas, tendo representados na viola d'arco a Marinha Grande e no clarinete e piano a Galiza. Até se cruzarem, receberam diversos prémios e apresentaram-se individualmente e regularmente como solistas, em grupos de música de câmara, orquestras e projetos musicais em Portugal, Espanha e Itália.

5h00

Natália Ferreira | Universidade do Minho

Carlos Seixas – Toccata nº4 em Sol m (Vol.I) – Allegro F. Mendelssohn – Canção sem Palavras em Mi M Op.19 nº1 Luiz Costa – Três peças, Op.1 - Ao Pé da Azenha / Canção do Berço / Conto de Fadas

Trio Clássico da ESMAE | Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo

Alexandra Camboa – Violino, Teresa Soares – Violoncelo, Mariana Ribeiro - Piano

L. van Beethoven – Trio em Sol M, Op.1 nº2 – Allegro, Allegro Vivace / Largo com expressione / Scherzo, Allegro / Finale, Presto

- Natália Ferreira, natural de Braga, iniciou os seus estudos no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, na classe de piano da professora Ana Paula Carreira, onde concluiu o 8º grau de piano. Participou em masterclasses com os professores Luís Pipa, Vlad Dimulescu, Copnstantin Sandu, Graham Barber, Kennereh Hamilton, Barry Cooper e Angelo Guido. Participou também nos concursos: Regional de Piano de Braga em 2001 (1º prémio) e 2003 (2º prémio), o Interno de Piano do CMCGB (2º prémio) e o "Paços Premium" 2009 (2º prémio). Em 2007 recebeu o Prémio de Mérito Musical do CMCGB. Em 2009, ingressou na Universidade do Minho, tendo concluído a Licenciatura em Música - Piano, na classe do Doutor Luís Pipa, e o Mestrado em Ensino de Música, no presente ano. Em Novembro de 2012 tocou a solo com a Orquestra Académica de Universidade do Minho, o concerto nº1 de F. Liszt, integrando o programa de "Braga-Capital Europeia da Juventude'12".

- O Trio Clássico da ESMAE é formado por Alexandra Camboa, no violino, Teresa Soares, no violoncelo, e Mariana Ribeiro, no piano. Frequentaram o Curso de Instrumentista de Cordas e Teclas durante três anos na Escola Profissional de Música de Espinho com os professores Pedro Rocha, Miguel Fernandes e Eduardo Resende, respectivamente. Apesar de nunca terem trabalhado juntas, fizeram parte de vários grupos de música de câmara, nomeadamente quarteto de cordas e diferentes formações de trio. Em 2014, prosseguiram a sua formação artística na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, surgindo assim a oportunidade de se juntarem, dando continuidade à sua paixão pela música de câmara e à amizade que as une. Actualmente estudam na classe da professora Zofia Wóycicka, e professora Marta Eufrázio, professor Filipe Quaresma e professor Pedro Burmester. Em música de câmara o grupo é orientado pela professora Isolda Crespi Rubio.

Estação de São Bento

7 de Junho

6h00

Fernando Manuel Lopes da Cruz | Academia de Música de Paços de Brandão

J. S. Bach - Prelúdio e fuga Nº VI, 2º caderno, BWV 875

F. Chopin - Estudo Op.25 Nº 12

Vianna da Motta - Fantasiestuck

S. Rachmaninoff – Estudo-Quadro Op.33 Nº1

Luana de Sousa Ramos | Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga

J. S. Bach - Prelúdio e fuga BWV 871

F. Schubert - Impromptu Op. 90 nº1, D. 899

Trio Clarinete, Violoncelo e Piano do CMP | Conservatório de Música do Porto

Marco Sousa – Clarinete, Ana Sofia Leão – Violoncelo, Pedro Mesquita - Piano

L. van Beethoven – Trio Op. 11 - III. Thema: "Pria ch'io l'impegnto" - Allegretto

- Fernando Manuel Lopes da Cruz, nascido a 26 de Março de 1998, natural de Nogueira da Regedoura, concelho de Santa Maria da Feira, iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos de idade na Academia de Música de Espinho. Iniciou o ensino de piano aos 6 anos tendo como professores Ana Paula Fernandes, Daniel Gonçalves e atualmente Marina Pereira. Participou em inúmeros concursos nacionais de piano: Concurso “Marília Rocha” 2007 – 2º prémio; IX concurso “Florinda Santos” 2008 – Menção Honrosa; Concurso “St. Cecília” 2009 – 3º prémio; Concurso “ Paços Prémio” 2013 – 1º prémio; Concurso “Elisa de Sousa Pedroso” 2014 – 2º prémio; entre outros. Participou desde 2006 até 2011 nos concursos internos da Academia de Música de Espinho, tendo obtido sempre o 1º prémio, e em 2010 ganhou o prémio de Mérito da mesma academia. Atualmente frequenta o 7º Grau na Academia de Música de Paços de Brandão, e participa regularmente em master-classes de aperfeiçoamento.

- Luana Sousa Ramos iniciou os seus estudos na Companhia da Música com Maria do Céu Camposinhos. Em 2012 ingressou no Conservatório de Braga na classe da professora Fernanda Salema. Desde 2013 é orientada pela professora Marlene Fernandes. Obteve o 1º prémio no concurso interno da Companhia da Música: o 2º prémio no Concurso Regional da Academia de Música Valentim Moreira de Sá; 1º prémio no Concurso interno do Conservatório e 2º prémio no Concurso Regional de Vila Verde. Vai apresentar-se como solista com a Orquestra do Conservatório. Realizou curso com os pianistas Luís Pipa, Luísa Tender, Miguel Campinho e Paulo Oliveira.

- Trio de Clarinete, Violoncelo e Piano do CMP, constituído por Pedro Mesquita, Marco Sousa e Ana Sofia Leão, alunos que frequentam o 12º ano no Conservatório de Música do Porto em regime integrado e que, para além de integrarem grandes grupos de Classes de Conjunto (Coro e Orquestra), pretenderam aprofundar os seus conhecimentos em Música de Câmara. Formou-se no ano letivo de 2014-2015 e tem trabalhado sob a orientação do pianista e professor Eduardo Resende.

7h00

Diogo Simões | Escola Superior de Música de Lisboa

I. Albéniz – Corpus Christi en Sevilla

F. Liszt – Estudo Transcendental Mazzeppa

Duo de Violino e Piano | Universidade de Aveiro

Edmarcos Pereira – Violino, Yang Yang - Piano

Luís Freitas Branco – Sonata para Violino e Piano nº1

Ricardo Farinha | Instituto Gregoriano de Lisboa

J. S. Bach – Invenção a duas vozes em Sol m

Luis Costa – Prelúdio Op. 9 Nº 3

R. Schumann – Fantazie Tanz, Albumblatter Op.124 Nº5 / S. Prokofieff – For Children Op. 65 - Tarantela

J. Burgmüller – Estudos Op. 109 – Nº 16: Die Trennung / nº17: Marsch

Botelho Leitão – Arabesco

- Diogo Simões, atualmente aluno do professor Miguel Henriques na Escola Superior de Música de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais aos sete anos. Em 2004 ingressa na classe do professor Hélder Entrudo na Escola de Música do Conservatório Nacional onde finaliza o curso com 20 valores. Diogo Simões foi premiado em vários concursos, tais como: 2006 - "Prémio Lopes-Graça" – 1º Prémio; 2008 - "IV Concurso Lopes Graça" – 2º Prémio; 2009 - "VI Concurso Ibérico do Alto Minho" - Menção Honrosa e Melhor Interpretação de Victorino d'Almeida; 2010 - "Concurso Internacional do Fundão" - Menção Honrosa; 2014 - XII Concurso Florinda Santos – 1º Prémio e Prémio do Público.

- O Duo de Violino e Piano da Universidade de Aveiro é composto por alunos do curso de Mestrado em Música da Universidade de Aveiro, nomeadamente a pianista Yang Yang (China) e o violinista Edmarcos Costa (Brasil), que vem preparando, sob a orientação da Professora Dra Shao Xiao Ling, um repertório misto que contempla obras musicais das três culturas, Portugal, Brasil e China.

- Ricardo Farinha tem treze anos. Começou a estudar piano no Instituto de Música Vitorino Matono e entrou no Instituto Gregoriano de Lisboa em 2013, onde estuda com a professora Joana Correia Marques. Tocou para Ana Telles e Jorge Moyano e em concertos no Instituto Franco-Português. Obteve o 2º Prémio no Concurso de Piano do Instituto Gregoriano em 2015 e o 3º em 2014, o Prémio de Interpretação da Peça Portuguesa em 2014 e 2015, o 3º Prémio no Concurso Internacional de Almada em 2013 e 2014, o 3º Prémio no Concurso Nacional da Escola de Música de S. Teotónio em 2012 e o 2º Prémio em 2015.

8h00

Pequenos Pianistas | Conservatório de Música do Porto

Margarida Carvalho

G. Turk - Arioso / J. Haydn - Andante da 94ª Sinfonia (arr: A. Nikolajev)

Emmanuel Rocha

J.S. Bach - Menueto em Ré m

Catarina Varum

L. van Beethoven - Sonatina em Fá M - 1º and.

Bárbara Figueiredo

J.S.Bach - Musette / M. Mier - Just Struttin Along

Lara Redentor

F. Burgmüller - Estudo Op.100 nº24 / F. Freitas - Valsa de Schumann

Gil Oliveira

Stelbelt - Tender souvenir / R. Schumann - Premiére Chagrin

Matilde Bezerra Bastos

M. Clementi - Sonatina Op.36 nº3 - 1º and. / S. Heller - Estudo OP.46 nº11 / A. Abril - Sonatina del Mar

Fábio Brito | Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode

F. Schubert - Improviso em Láb M Op. 90 Nº4

F. Chopin - Estudo em dó M op. 10 Nº 12

S. Rachmaninoff - Prelúdio em Si m op. 32 Nº10

S. Rachmaninoff – Estudo-Quadro em Mi b M Op. 33 Nº7

- Fábio Brito nasceu no Porto Santo em Julho de 1994. Começou os seus estudos musicais aos 15 anos de idade no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira "Engº Luiz Peter Clode" (CEPAM), no núcleo do Porto Santo, tendo tido as suas primeiras aulas de piano com a professora

Natália Titova. Desde o ano de 2012 é formando do Curso Profissional de Instrumentista de CEPAM na classe da professora Iryna Kózina. Durante os seus estudos Fábio Brito participou em vários concertos e recitais. Em 2014 apresentou-se como solista interpretando a obra "Treasury for Piano" de H. Richarde com a Banda Militar de Exercíto Português da RAM. Participou em masterclasses com os professores António Rosado, Tamás Mérei (Hungria) e Polina Leschenko (Bélgica). Foi-lhe atribuído o terceiro prémio no IX Concurso Internacional de Piano, realizado no âmbito do "Fórum Interpretação Musical e Pedagogia no Século XXI", no Funchal, 2015.

Matilde Bezerra Bastos

Classe da Professora Sílvia Lopes

Lara Redentor | Gil Oliveira

Classe da Professora Joana Neto

Catarina Varum | Bárbara Figueiredo

Classe do Professor Jorge Montenegro

Margarida Carvalho | Emmanuel Rocha

Classe do Professor Davorin Dolinsek

Conservatório de Música do Porto

7 de Junho

9h00

Giosué De Vincenti | Universidade do Minho

F. Liszt - Reminiscences de Norma (Bellini)

Maria Miguel Catarino | Instituto Gregoriano de Lisboa

J. Haydn - Allegro em FáM Hob.XVI:9

A. Fragoso - Prelúdio III - Allegretto com graça

H. Bertini - Estudo Op. 29 Nº11

S. Prokofieff – For Children Op. 65 - Historieta / Marcha

A. Katchaturian – For Children - Estudo para Tala

D. Kabalewsky – For Chidren Op.27 - Studio / Conto de Fadas / Dança

Combo de Jazz | Conservatório de Música do Porto

Miguel Meirinhos - Piano, Daniel Sousa – Saxofone, João Paulo Silva - Saxofone, Sofia Ribeiro - Contrabaixo, Timoteo Figueira - Bateria

Nelson Cascais - Everybody needs a fishbowl

Nelson Cascais - De manhã começa o dia

Joe Henderson - Black Narcissus

Joe Hendersson - The Kicker

- Giosué De Vincenti é natural de Itália. Em 2006 terminou a licenciatura em piano, no Conservatório Superior de Música “S. Giacomantonio” em Cosenza, com Angelo Guido, em 2009 concluiu o Mestrado em piano no mesmo Conservatório com Rodolfo Rubino. Posteriormente, ingressou na Universidade do Minho, onde concluiu no presente ano o Mestrado em Ensino de Música com Luís Pipa. Até hoje recebeu mais de 15 prémios em concursos de piano nacionais e internacionais, entre os quais o primeiro prémio no Brest International Piano Competition na França e o primeiro prémio ao Concurso Jovem Solistas de Braga em Portugal. Estudou com Boris Petrushansky, Boris Bekhterev, Aldo Ciccolini. Continua os seus estudos com Luís Pipa.

- Maria Miguel Catarino tem doze anos. Começou a estudar piano com a professora Carolina Costa e entrou no Instituto Gregoriano de Lisboa em 2011, onde estudo com a professora Joana Correia Marques. Tocou para os professores Ana Teles e Jorge Moyano e participou em concertos no Palácio Foz e no Museu Nacional de Arte Antiga. Obteve o 1º prémio no Concurso de Piano do Instituto Gregoriano em 2012 e em 2013, o 2º prémio em 2014 e o 3º prémio no Concurso Internacional da Cidade de Almada em 2013 e em 2014 e uma Menção Honrosa Concurso Nacional da Escola de Música de S. Teotónio em 2012 e em 2015.

- O Combo Jazz do CMP é formado pelos primeiros finalistas do curso Secundário na variante Jazz do Conservatório de Música do Porto e alunos do curso livre de Jazz da mesma escola. Durante este ano o grupo apresentou-se no programa "Grande Valsa" da RPT2, participou no ciclo "Histórias de Jazz

em Portugal" no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, nas comemorações dos 10 anos da Casa da Música do Porto, etc. Neste momento irá apresentar parte do repertório preparado para esses concertos.

10h00

Afonso Rocha | Escola Profissional de Música de Espinho

J. S. Bach – Partita Nº 2 em Dó m, BWV826 - 1. Sinfonia / 2. Allemande / 3. Courante / 4. Sarabande / 5. Rondeaux / 6. Capricho

L. van Beethoven – Sonata Op. 54 em Fá M

Laura Sousa | Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode

F. Chopin – Fantasia-Improviso em Dó# m op. 66 / Polaca em Lá M, op. 40 nº 1 / Scherzo Nº 1 em Si m Op.30

Trio Flauta, Clarinete e Piano | Escola Profissional de Música de Espinho

Sónia Pais – Flauta, Francisca Tomás – Clarinete, Afonso Rocha – Piano

S. Halloran - Trio para flauta, clarinete e piano - Energetic / Lento / Presto / Andante / Vivace

D. Schostakovich - Duas Valsas – Barrel: Organ waltz / Waltz

- Afonso Rocha nasceu em 1997. Deu os seus primeiros passos na área da música com a mãe. Aos 11 anos, ingressou na Academia de Música de Espinho e posteriormente na Escola Profissional de Música de Espinho na classe de piano do professor Fausto Neves. Participou em vários concursos tendo sido premiado por duas vezes (2º prémio) no Concursos Interno da AME. Foi também premiado no concurso Sta. Cecília nas edições 12º, 14º,15º e 16º com os 1º, 3º, 2º e 2º prémios, respetivamente. Realizou masterclasses com Pedro Burmester, Konstantin Sherbakov, Sergei Covalenco e Guiliano Mazzoccante. Em 2014, é um dos vencedores do concurso Solistas EPME, apresentando-se a solo com a Orquestra Clássica de Espinho. É finalista do Curso de Instrumentista de Cordas e Tecla na EPME.

- Laura Nunes Sousa, natural de Londres (Reino Unido), nasceu no ano de 1997. El 1999 mudou-se para a Madeira, começando os seus estudos aos 6 anos de idade na Banda Filarmónica de São Vicente em Clarinete. Em 2006 ingressou no Conservatório - Escola as Artes da Madeira em Clarinete,

concluindo o quinto grau em 2013. Aos 14 anos iniciou os seus estudos em piano privado, tendo ingressado um ano depois no Conservatório - Escola das Artes da Madeira, concluindo o ano preparatório. E, 2013 ingressou no Curso Profissional de Instrumentista em Piano, na classe do Professor András Hennel, onde se encontra atualmente. Já participou em masterclasses com Paulo Oliveira e António Rosado.

- Trio de Flauta, Clarinete e Piano (Sónia Pais – Flauta, Francisca Tomás – Clarinete, Afonso Rocha – Piano) - criado no âmbito da disciplina de Música de Câmara do Curso Profissional de Instrumentista ministrado pela Escola Profissional de Música de Espinho, durante o ano lectivo 2014-2015. A direção musical é do professor Eduardo Resende.

11h00

Trio Liederbuch | Universidade de Évora

Lara Rainho – Soprano, Hélia Varanda – Clarinete, Inês Condenço – Piano

F. Schubert – Der Hief auf dem Felsen

Carlos Marrecos – Paródia às modinhas Luso-Brasileiras - 1. Graças aos ecos

Nuno Ventura de Sousa, pianista | convidado especial (ex-aluno do CMP)

F. Chopin – 12 Estudos op. 25

- O Trio Liederbuch inicia a sua atividade no ano de 2014 sob orientação da pianista e professora Ana Telles. Composto por voz (soprano), clarinete e piano, oferece oportunidade de expressão musical a Lara Rainho, Hélia Varanda e Inês Condeço, respetivamente, alunas do curso de Música da Universidade de Évora. O grupo apresenta-se com regularidade na tertúlia musical semanal criada pela instituição para o público em geral da cidade denominada "Terças Musicais".

- Nuno Ventura de Sousa nasceu no Porto em Julho de 1996. Iniciou os seus estudos de piano aos sete anos de idade, na classe da professora Maria José Souza Guedes, no Conservatório de Música do Porto, com quem terminou o 12º ano do Curso Integrado de Piano, tendo obtido 20 valores no exame final. Foi admitido na Escola Superior de Música de Hannover e na Universidade do Norte do Texas, escolhendo esta última para prosseguir os seus estudos com o professor Vladimir Viardo, vencedor do concurso Van Cliburn e discípulo de Lev Naumov. Obteve mais de três dezenas de primeiros prémios em concursos nacionais e internacionais em Portugal e Espanha, destacando-se o Concurso Santa Cecília (Porto), o Concurso Elisa Pedroso (Vila Real), o Concurso Marília Rocha (Vila do Conde), o Concurso do Alto Minho (Vila Praia de Âncora), o Concurso Cidade de Almada, o

Concurso Póvoa de Varzim, o Concurso Florinda Santos (S. J. da Madeira), o Concurso Internacional do Fundão, o Concurso Santa Cecília (Segóvia) e o Concurso Antón García Abril (Teruel), juntando ainda a estes o 2º Prémio no Concurso “César Franck” (Bélgica) e, mais recentemente, o 1o prémio no concurso internacional “Manja”, em Montenegro Venceu ainda o Prémio “CMP/Casa da Música” e o Prémio “CMP/Orquestra do Norte”. Interpretou, como um dos solistas, o Concerto para quatro pianos e orquestra de Bach sob a direção do Maestro Gunter Neuhold na sala Guilhermina Suggia da Casa da Música e o Concerto no.1 de Liszt com a Orquestra do Norte dirigida pelo Maestro Ferreira Lobo no Coliseu do Porto. Tocou no Ciclo de Piano do Palácio da Bolsa e na Casa das Artes (Encontro com a Escola Russa), tendo ainda participado noutros recitais no Porto (Fundação Eng. António de Almeida, FNAC), Gaia, Trofa, Vila Praia de Âncora, S. J. da Madeira, Famalicão, Vila do Conde, Vigo, Pontevedra, Segóvia e Granada. Participou em masterclasses orientadas por Leonel Morales, Constantin Sandu, Luísa Tender, Paulo Oliveira, Jorge Moyano, Pedro Burmester, Rita Kinka, Andrei Diev, Alexander Tutunov, Elena Filonova, Francesco Nicolosi e Vladimir Viardo. Recebeu conselhos de Artur Pizarro, Lovro Pogorelich e Boris Kraljevic. Participou na gravação de um CD promovido pelo Real Club Náutico de Vigo e pela Rádio Galega.