Testador Das Lampadas Da Tela de Lcd

Embed Size (px)

Citation preview

: testador das lampadas da tela de lcd

vinicius_al

Alguem teria um projeto para testar as lampadas dos lcd, pois as vezes eles vem sem acender a lampada mas tem video, ai ficamos na duvida se a lampada ou o inverter.

grato

vinicius

William_R

J v algo no seguinte link:

http://www.chsinteractive.co.uk/electrical-components/tools-service-aids/test-equipment-spares-accessories/testers/backlight-tester-lcd-for-testing-ccfl-eefl-hcfl-tubes-input-12v-dc-positive-centre-pin-zippy.htm

Mas acabei comprando um inverter no Mercado Livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144243208-inversor-adaptador-p-ligar-2-ou-1iluminaria-neon-nf-_JM

http://informatica.mercadolivre.com.br/outros-componentes/inversor_OrderId_PRICE

http://informatica.mercadolivre.com.br/pc-tuning/inversor_OrderId_PRICE

Em funo dos materiais usados, cheguei a concluso que no valia a pena montar e sim comprar j montado. O componente + difcil de se achar o transformador.

Mas se quiser montar, veja o seguinte projeto:

trafo 2x3 esp 1 x 90 esp.http://www.integritytechnology.net/CCFL/CCFL.htm

http://www.integritytechnology.net/CCFL/FE16C.pdf

Mais algumas informaes eu coloquei no meu disco virtual, no seguinte local:

http://www.4shared.com/dir/13595053/f349ac9d/CCFL_TEST.html

Espero ter ajudado

William_R

Tem colega que usa inversor de Scanner sucateado, talvez seja mais uma opo

http://www.electronica-duartes.com/como_testar_lampadas_ccfl.phphttp://www.sosmonitores.com.brPower LCD Service Samsung

um dispositivo indispensvel na bancada de quem trabalha com monitores LCD.Testado e aprovado para testes nas fontes dos seguintes modelos:152N, 153V, 173V, 510N, 540N, 710N, 713N, 715N, 740N, 940N e 950B

Fica muito mais fcil detectar defeitos, testar Fontes dos Monitores LCD da Samsung, epraticamente todas as Telas de LCD de qualquer marca.Para testar uma fonte voc precisa apenas da placa a ser testada e do PowerLCD. No necessrio que as outras parte estejam conectadas, nem cabo flat... , etcE para testar telas de qualquer marca, basta a tela a ser testada, uma fonte de Samsung e o Power LCD.

Veja como fcil e pratico trabalhar com o Power LCD Service:

O Power LCD deve ser conectado ao chicote da fonte, respeitando a posio do pino 1 (fio vermelho)

O Power LCD Servicesimula as funes do Processadore ao conectar o cabo de energia ele j indica se a fonte est fornecendo as tenses baixas 5v e 13v (comum em todos modelos) e 3,4v em alguns, por exemplo nos modelos 152 e 153V.

Estando presentes as baixas tenses, liga-se a chave que habilitar o inversor para quegere a MAT (Muita Alta Tenso) para as Lmpadas. Se as mesmas estiverem ligadas deveroacender e assim permanecer at que se desligue a Chave do Inversor.

Caso no acenda, ou acenda e em seguida apague, sinal que o inversor est com defeito,ou uma das lmpadas queimada. Para verificar, desliga-se as lmpadas e liga-se um multmetro em escala de 1000VCA na sada do Flayback (transformador de alta tenso). fcil identific-lo: aquele que vai para o fio mais grosso da lmpada.Ligando a chave do inversor, o multmetro dever acusar a presena de MAT igual para todasas lmpadas, por um curto perodo de tempo, mas suficiente para checar o Inversor.Voc tambm pode usar nossa Chave de Teste Ultra Sensvel, que indicar a presena de alta tenso somente pela aproximao do FlayBack, sem toc-lo mesmo sobre o plstico isolante.

Depois de desconectar o cabo de energia, os leds devem permanecer acesos ainda por mais alguns segundos e ir se apagando lentamente. Se apagar repentinamente, significa que h algum capacitor esgotado na fonte.

Para testar as Telas de LCD de qualquer marca, use uma fonte Samsung de dois ou quatro conectores, de acordo com numero de lmpadas do modelo a ser testado.So somente dois tipos de tela; ento conecte o Power LCD Service para simular o Processador e acione o Inversor. As lmpadas iro acender e a tela dever se iluminar. Ento, qualquer defeito nela se tornar visvel. Estando perfeita no dever apresentar riscos, manchas ou pontos.

Ateno, a Chave de Teste Ultra Sensvel no um teste com lmpada neon.Clique no Link a seguir para ver dicas como usar aChave em outras aplicaoes teis

Preos: Power LCD: R$ 30,00 Lmpada Ultra Sensvel: R$Instrues para comprar

mlNovaEnergiaFrum de Discusso sobre Energias Renovveis e Alternativas

FeedsRSS

www.//novaenergia.net

Conversor para lmpada fluorescentes

Esse um conversor para lmpada fluorescente, no qual o autor aproveita as lmpada econmicas no qual o circuito estava danificado. Esse tipo de reciclagem est cada vez mais comum, pois a durabilidade da lmpada bem maior que o seu prprio circuito eletrnico .O conversorlmpadasde at 20W, ele alimentado por 12vcc, isso faz com que a vida til desse circuito seja bem mais alta e a sua utilidade tambm bem mais ampla.

Onde comprar

Lmpada fluorescente compacta 12V

Pgina1de3[ 54 mensagens ]

AutorMensagem

JosenirAssunto da Mensagem:Lmpada fluorescente compacta 12VEnviado:Tera Set 09, 2008 5:43 pm

Colaborador

Registado:Quinta Set 04, 2008 12:42 amMensagens:853Localizao:Boa Vista - Roraima - BrasilComo as turbinas eolicas de pequeno porte abaixo de 500W em geral geram energia em 12V seria interessante se adaptasse alguns eletrodomesticos para funcionar direto em 12V. O uso de um inversor de 12V para 110V ou 220V causa uma perda consideravel de energia. Existem inversores com perda de ate 50%. Logo para acender uma lmpada de 20W pode-se gastar algo proximo do dobro, dependendo do inversor.

Pessoalmente gosto muito das lampadas fluorescentes compactas. Estas lmpada j existem no mercado com tensao de trabalho de 12V, mas ainda no so muito faceis de encontrar. Por isso, e tambm como hobby, seria interesante adaptar uma lmpada de 110/220V para 12V.

Segue abaixo um circuito para esta finalidade, espero que seja til. Tenho aqui algumas funcionando h mais de ano e funcionam muito bem. O circuito funciona com lmpadas at 20W e pode ser usado em fluorescentes comuns.Anexo:

Lamp_fl.JPG [ 0 Bytes | Visualizado 8954 vezes ]

Topo

RED BARONAssunto da Mensagem:Re:Lmpada fluorescente compacta 12VEnviado:Tera Set 09, 2008 6:14 pm

Staff Member

Registado:Segunda Mar 12, 2007 12:16 amMensagens:1472A questo no to fcil assim, falta os dados do Transformador visto que, ao que parece o circuito de potncia ressonante.Outra nota, este circuito no mais do que um inversor de pequena potncia que tem afinal os mesmos defeitos dos inversores maiores, ou estarei enganado.?

NjayAssunto da Mensagem:Re: Lmpada fluorescente compacta 12VEnviado:Tera Set 09, 2008 7:04 pm

Membro Gold

Registado:Sbado Nov 17, 2007 10:46 pmMensagens:1500Seria uma boa ideia se pudessemos alimentar a lampada com 12V directamente... mas quem sabe no saiem da outras ideias...O transformador se calhar 220V->12V ou aproximado (repara no condensador de 2KV)... sim, o circuito tem "cara" de inversor. H conversores e conversores, um bom conversor consegue ir acima de 90% de eficincia, talvez este tenha uma eficincia bem acima de 50%.Ou ento: normalmente os conversores so mais eficientes para uma certa carga; neste caso a carga constante (a lampada), pelo que possvel fazer um conversor com uma eificincia bastante melhor s para esta carga do que um conversor "de uso geral" 12V->220V, que ter que trabalhar com um intervalo de cargas bastante mais alargado.

_________________Um dia o dinheiro ser substitudo por Conhecimento.http://troniquices.wordpress.com/

Topo

trukaAssunto da Mensagem:Re: Lmpada fluorescente compacta 12VEnviado:Tera Set 09, 2008 10:36 pm

Membro Dedicado

Registado:Tera Jun 12, 2007 10:06 pmMensagens:41Localizao:SETUBALAmigos,aqui h muitas:http://www.ffsolar.com/produtos/index.p... a=por&id=7saude.truka.

_________________O PRPRIO

Topo

JosenirAssunto da Mensagem:O transformador de ferriteEnviado:Quarta Set 10, 2008 12:54 am

Colaborador

Registado:Quinta Set 04, 2008 12:42 amMensagens:853Localizao:Boa Vista - Roraima - BrasilRED BARON Escreveu:A questo no to fcil assim, falta os dados do Transformador visto que, ao que parece o circuito de potncia ressonante.Outra nota, este circuito no mais do que um inversor de pequena potncia que tem afinal os mesmos defeitos dos inversores maiores, ou estarei enganado.?

Em tempo: o transformador de ferrite e a freqncia de trabalha em torno de 38Khz, isso por s j d sinal de que o inversor de boa eficincia. As medidas no precisam ser exatas, usei vrios de tamanhos diferentes, optei pelo menor que encontrei com medidas 16x16x18mm, devido ao espao reduzido dentro da lmpada. Pode ser usado da sucata, os mais comuns so os de fontes de PC.Uma dica: para desmontar o transformador para refazer o bobinamento, ponha em uma panela com gua o suficiente apenas para cobr-lo e leve para conzinhar por 4 minutos. Com ele ainda quente, use dois alicates para separar as duas pecas do ncleo.

So feitos dois enrolamentos: o primrio com 10 espiras de fio 25AWG e o secundrio com 200 a 300 espiras de fio 32 AWG. Enrole primeiro o primrio e por cima o secundrio.

Topo

RED BARONAssunto da Mensagem:Re: Lmpada fluorescente compacta 12VEnviado:Quinta Set 11, 2008 12:14 am

Staff Member

Registado:Segunda Mar 12, 2007 12:16 amMensagens:1472Obrigado josenir pela complemento da informao prestada, sem ela o esquema para pouco serviria.No descredibilizando esta hiptese de utilizar este esquema, digo que existem inversores de 12V para 220V para potncias de 100W, 150W 400W e mais que funcionam a frequncias superiores a 100Khz e com rendimentos superiores a 95% mesmo com cargas de somente 5 ou 10W, por isso pode ser uma sluo boa tambem para quem no tenha muito jeito para fazer placas e montar circuitos, alem diso tem a vantagem de no precisar desmontar lampadas que j prontas para 220V.De qualquer modo concordo que este esquema seja o mais poupadinho visto que s existe uma etapa inversora entre os 12V e a lampada enquanto que utilizando um inversor de 12V dc para 220V ac existem duas etapas com perdas que so o inversor e depois o balastro electrnico na prpria lampada.Este circuito deve ter ainda outra vantagem que ainda no foi referida que o de pr a funcionar lampadas avariadas fluorescentes quer sejam compactas ou no, as compactas ou fundem os filamentos de aquecimento inicial ou o que acontece com frequncia o circuito electrnico avaria-se.

Topo

Parte superior do formulrio

Escrito por Newton C. Braga

Sex, 03 de Setembro de 2010 01:16

Este inversor converte a tenso contnua de 12 V de uma bateria de carro numa alta tenso alternada que pode ser usada na alimentao de alguns dispositivos eltricos. Dentre eles destacamos lmpadas incandescentes e fluorescentes j que a sada no estabilizada, com potncias de at 40 watts aproximadamente. A grande vantagem deste circuito, alm de sua simplicidade est no fato de usar um transformador comum.Um dos problemas dos inversores simples usados para se obter tenses alternadas a partir de baterias est na forma de onda desta tenso. De fato, para se obter uma tenso de 60 Hz com 110 volts (127V) ou 220 V preciso usar complicados circuitos reguladores.Assim, como o inversor que descrevemos neste artigo do tipo simples, sua forma de onda de sada no senoidal e a frequncia de operao est entre 200 e 600 Hz, sendo o valor de melhor rendimento em torno de 400 Hz.Como aparelhos eletrnicos, em geral, so sensveis a frequncia e forma de onda da tenso de alimentao, eles no devem ser usados com inversores deste tipo. No entanto, lmpadas incandescentes comuns e fluorescentes podem ser usadas sem problemas.Uma possibilidade de aplicao deste circuito em camping ou como luz de emergncia em que uma bateria de carro pode ser usada para alimentar lmpadas fluorescentes de 15 a 40 watts.Outra possibilidade de uso como um eletrificador de cercas, caso em o uso da bateria traz uma segurana ao projeto j que aparelhos deste tipo devem estar isolados da rede de energia.COMO FUNCIONAO que temos um oscilador complementar com base no circuito integrado CMOS 4047 que consiste num multivibrador astvel/monoestvel.O capacitor C1 em conjunto com o trimpot P1 determinam a frequncia de operao do oscilador e que neste projeto deve ser ajustada para ficar em torno de 400 Hz. Nesta frequncia, com transformadores comuns obtm-se o melhor rendimento.Os sinais gerados por este circuito so complementares, ou seja, quando a sada 10 est no nvel alto, a sada 11 estar no nvel baixo e vice-versa.Esses sinais complementares so aplicados a um par de transistores Darlington de potncia que ento vo conduzir alternadamente a corrente fornecida pela bateria, atravs dos enrolamentos de um transformador.A alta corrente dos transistores passa por enrolamentos de baixa tenso do transformador de modo que obtemos no enrolamento de alta tenso algo em torno de 150 a 200 volts ou mesmo mais num transformador com primrio de 110 V.A tenso maior se deve ao fato de que o sinal retangular que aplicado aos transistores e os faz conduzir, faz com que a indutncia do transformador responda de modo a no termos sinais absolutamente retangulares no enrolamento de alta tenso.O sinal apresenta picos que, dependendo das caractersticas do transformador podem chegar a valores instantneos muito altos. Dependendo do ajuste de frequncia e das caractersticas do componentes estes picos podem superar os 400 volts.Esta caracterstica de se obter picos muitos altos importante quando alimentamos lmpadas fluorescentes, j que se dispensa o uso do starter e do prprio reator.Como no se pode criar energia a partir do nada, a potncia eltrica que obtemos na sada do circuito um pouco menor que a potncia aplicada na entrada (j que sempre existem perdas).Para termos uma potncia da ordem de 36 watts (de acordo com o que suporta o transformador) alimentando o circuito com 12 V a corrente drenada ser da ordem de 3 ampres.No entanto, dependendo das caractersticas dos componentes usados o leitor pode no chegar ao valor mximo de potncia previsto.Para o caso de lmpadas fluorescentes, mesmo fornecendo menor potncia, as lmpadas de 40 watts ou mais podem ser usadas se bem que acendam com um brilho menor que o mximo previsto.MONTAGEMNa figura 1 temos o diagrama completo do inversor.

Diagrama completo do inversorNa figura 2 temos a disposio dos componentes numa placa de circuito impresso.

Placa do circuito impresso para o inversorOs transistores devem ser dotados de bons radiadores de calor j que trabalham com correntes intensas. Veja que as trilhas de coletor e de emissor desses transistores devem ser largas, justamente em funo da intensidade da corrente conduzida.O capacitor C1 tanto pode ser cermico como de polister e o trimpot do tipo comum para montagem vertical na placa de circuito impresso.O transformador do tipo com primrio de 110V ou 220V (conforme a tenso desejada) e secundrio de 12+12V com 3 A de corrente. Transformadores de menor corrente podem ser usados, mas a potncia de sada do inversor ser proporcionalmente reduzida.Na sada podemos tanto usar uma tomada comum como fazer a conexo direta lmpada fluorescente ou de outro tipo que deva ser alimentada.O conjunto cabe numa pequena caixa de plstico e se for usado no carro, para a entrada de tenso podemos prever o uso de um conector para o acendedor de cigarros.O fusvel importante para proteger tanto o prprio aparelho em caso de curtos como a prpria fiao eltrica do carro. Um suporte apropriado deve ser previsto para este componente.PROVA E USOLigando o aparelho numa bateria devemos ouvir as oscilaes do transformador na forma de um leve zumbido que se altere quando atuamos sobre P1. Ligando uma lmpada fluorescente na sada ela deve acender, mesmo que esteja enfraquecida.Devemos ento ajustar P1 para obter mximo brilho desta lmpada.O uso de um multmetro na sada do circuito para medir a tenso no leva a resultados satisfatrios. Os multmetros comuns so ajustados para medir tenses alternadas na escala correspondentes e quando usados para outras formas de onda, como o caso deste aparelho, as indicaes so erradas.Se o leitor tiver um osciloscpio pode verificar a forma de onda e at ajustar P1 para obter um sinal de maior intensidade com base nessa visualizao.Comprovado o funcionamento s instalar de modo definitivo o aparelho, fechando sua caixa ou ento deix-lo pronto para isso.

LISTA DE MATERIAL

Semicondutores:CI-1 - 4047 - Circuito integrado CMOSQ1, Q2 - TIP142 - Transistores NPN Darlington de potncia

Resistores: (1/8W, 5%)R1, R2 - 1 k P1 - 470 k - trimpot

Capacitores:C1 - 100 nF - cermico ou polister

Diversos:T1 - Transformador com primrio de 110V ou 220V e secundrio de 12 + 12 V x 3 A - ver textoX1 - Tomada - ver textoF1 - 4 A ou 5 A - fusvelPlaca de circuito impresso, caixa para montagem, suporte para fusvel, radiadores de calor para os transistores, fios, solda, conector de bateria, etc.