Texto Complementar - o Modelo Comunicacional de Lasswell

Embed Size (px)

Citation preview

O MODELO COMUNICACIONAL DE LASSWELLFonte: http://industrias-culturais.hypotheses.org/10195

Os anos de 1930 assistiram a um ambiente de forte conturbao social, econmica e poltica, com o surgimento dos totalitarismos. Ao mesmo tempo, os media imprensa, rdio registavam um grande desenvolvimento. Nascia a primeira teoria da comunicao, baptizada deefeitos ilimitados, daagulha hipodrmica(designao originada em Harold Lasswell) ou dabala. Entendia-se que os meios de comunicao (imprensa, rdio) exerciam um efeito poderoso, total e direto sobre o pblico e a massa.Harold Lasswell (1902-1978), psiclogo e investigador nas reas de poltica e das cincias sociais, bastante conhecido pelo seu modelo de comunicao:quemdiz oquaquem, por quecanale com queefeito. O primeiro quem controla a mensagem, o segundo quem a audincia ou receptores, o qu a matria comunicada, o canal conduz anlise dos media, o efeito a reaco do pblico.

Um dos mais importantes trabalhos de Lasswell foiPropaganda technique in world war(1927), em que desenvolve o conceito de propaganda. Para Lasswell, a propaganda tem quatro objectivos prioritrios: 1) mobilizar o dio contra o inimigo, por meio de histrias de grande atrocidade; 2) manter a amizade dos aliados; 3) preservar a amizade e procurar a cooperao dos que se mantm neutros; 4) desmoralizar o inimigo. A propaganda, segundo Lasswell, a tcnica de influenciar a aco humana atravs da manipulao das representaes, como smbolos, por meio de rumores, relatos, imagens e outras formas de comunicao social.

Lasswell estudou particularmente a campanha governamental que fez alterar a opinio pblica americana de uma posio anti-guerra para uma de pr-guerra e contra a Alemanha (I Guerra Mundial). Ele via na propaganda um utenslio essencial para a gesto governamental da opinio, isto , a necessidade de gerar o apoio das massas ao seu governo. Mais tarde, Carl Hovland e um grupo de psiclogos de Yale editavam um livro, onde se descreviam experincias efectuadas durante a I Guerra Mundial sobre o exrcito americano, tambm a propsito da propaganda (1949).Estvamos no comeo daMass Communication Research, a cargo de Lasswell, e centrada em dois eixos: os efeitos das mensagens dos media e a anlise de contedo para descobrir as razes da influncia directa total sobre as audincias, ento atribuda aos media. A teoria linear da agulha hipodrmica um modelo directo de causa e efeito procurava trabalhar a forma de melhor influenciar os pblicos.Lasswell foi, sucessivamente, professor nas universidades de Milikan, Chicago, Columbia e Yale.Passagem do modelo da agulha hipodrmica para o efeito limitado dos media

Menos interessado em dividir o acto de comunicao nas vrias partes e mais interessado em examinar o todo face ao processo social global, Lasswell considera as trs funes do processo de comunicao: 1) vigilncia sobre o meio ambiente, que revelam ameaas e oportunidades que afectam a comunidade, em termos de valores; 2) correlao de foras entre os componentes da sociedade, 3) transmisso da herana social (Lasswell, 1978: 117).Este texto, inicialmente impresso em 1948, mostra a transio feita pelo autor da teoria hipodrmica para a dos efeitos limitados. Ele destaca os lderes grupais especializados, que desempenham papis especficos de vigilncia sobre o meio e conduzem estruturas de ateno, proporcionando uma determinada condutibilidade da mensagem (1978: 107). Alm disso, as mensagens ocorrem dentro do Estado mas envolvem mais os canais familiares, a vizinhana, os grupos e os contextos locais (1978: 109), podendo existir a comunicao em dois sentidos (a retroaco). Estava-se na segunda funo apontada pelo autor, a correlao de foras entre os componentes da sociedade, e que conduz ao terceiro elemento do processo social: a transmisso de valores de gerao para gerao. Ideais como esclarecimento, respeito ou bem-estar sucedem ao longo das geraes como valores pilares de uma sociedade (1978: 111), os miranda (termo latino que designa os valores dignos de admirao e respeito), moldados e distribudos nas instituies, como o lar e a escola.Exercicio: Faa uma relao entre o processo de comunicao de Lasswell e o processo de comunicao apresentado em aula. So iguais? Diferentes? Complementares? Por qu?

Leituras: Harold Lasswell (1978). A estrutura e a funo da comunicao na sociedade. In Gabriel Cohn (org.)Comunicao e indstria cultural. S. Paulo: Companhia Editora Nacional (original de 1948) (pp. 105-117), ouHarold Lasswell (2002). A estrutura e a funo da comunicao na sociedade. In Joo Pissarra Esteves (org.)Comunicao e sociedade. Lisboa: Livros Horizonte e CIMJ (pp. 49-60)