17
O uso das Mídias Sociais na construção da marca

O uso das

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: O uso das

O uso das Mídias Sociais na construção da marca

Page 2: O uso das

Marca x cliente no século XXI

http://www.youtube.com/watch?v=JbZ91KMpuA8&feature=youtu.be

Page 3: O uso das

Interação e Colaboração

“A habilidade em compartilhar informações mais rapidamente pode levá-lo a tomar decisões melhores e gerar maior comprometimento naquelas pessoas que contribuem em discussões ou que simplesmente leem e se mantêm atualizadas em relação aos problemas apresentados. Funcionários e clientes se tornarão, rapidamente, especialistas em produtos e serviços.

Através de grupos que compartilham afinidades, seus clientes, colegas, fornecedores e funcionários podem se tornar seus aliados mais fortes, especialmente quando

eles fazem parte da cocriação de seus produtos e serviços. As mídias sociais podem ajudá-lo a formar

uma ligação mais próxima com uma ampla cobertura de ideias.”

Trecho extraído do livro “Mídias sociais nas empresas”

Page 4: O uso das

Cliente fala pela marca

http://www.youtube.com/watch?v=zJ-D90euGSY&list=UUXnTCibsp80w6Jg4u-lQj6g&index=6&feature=plpp_video

Page 5: O uso das

Consumidor e as mídias sociais A audiência total da internet no mundo cresceu 8%. No Brasil, o número foi

de 20%. Entre os brasileiros, 71% acessam blogs; no mundo, esse número fica em

50%. Os brasileiros são mais adeptos de redes sociais do que o resto do mundo:

aqui, 85% são usuários, contra 71% do total de internautas no planeta. A categoria cresce mais no país do que globalmente - de 2009 para 2010,

pulou de 78% para 85%, contra um crescimento mundial de 68% para 71% no mesmo período. (Informações tiradas da reportagem "Raio X verde-amarelo", de Débora Yuri, publicada na revista Proxxima, edição Abril 2011)

Quase 50% das pessoas usam um notebook enquanto assistem TV, 41% estão com um equipamento móvel nas mãos, como um smartphone por exemplo, e 28% estão usando um desktop. (Pesquisa "Consumers of all ages are going over-the-top - Results of the 2011 Video-Over-Internet Consumer Usage Survey”, da Accenture, feita neste ano com 6.500 pessoas, nas principais regiões do mundo)

79% das pessoas são influenciadas nas compras de produtos e

serviços pelos posts de amigos publicados nas redes sociais. 73% confiam mais na recomendação dos colegas do que no parecer de

especialistas. 61% dos entrevistados brasileiros buscam informações sobre produtos e

serviços nas mídias sociais antes de efetuar a compra. (Pesquisa realizada pela Oh!Panel, divulgada em julho de 2011, feita em seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru), com 1.258 entrevistados .

Page 6: O uso das

Eles querem entrar em contatoO estudo encomendado pela Siemens Enterprise chamado "Social Media

Means Serious Business" mostra que as empresas ainda não entenderam o potencial de oportunidades que as mídias sociais podem oferecer para os negócios e no relacionamento com os

clientes.

70% dos consumidores gostariam de ter acesso a especialistas e suporte via canais de mídia social. Eles dizem também que confiam mais nas informações que recebem das empresas por meio destas plataformas.58% dizem que uma comunicação regular da empresa via mídia social aumentaria a confiança que eles têm na companhia.50% dos entrevistados utilizam a mídia social diariamente ou várias vezes ao dia.80% acham importante que as empresas monitorem as mídias sociais para descobrir o que os clientes estão falando.75% afirmam que elas deveriam ver especificamente os comentários postados pelos indivíduos.Estudo feito pelo Yankee Group, publicado em julho de 2010. Foram 750 entrevistas online com consumidores e empregados, entre março e abril de 2010.

Page 7: O uso das

Empresas não se interessam 65% das empresas brasileiras já estão presentes nas redes

sociais.

Apenas 7% consideram as redes sociais como algo realmente imprescindível.

A maior parte (48%) encara apenas como uma iniciativa desejável.

44% disseram que as redes sociais ainda não trouxeram nenhum benefício para a empresa.

45% disseram que o fortalecimento da marca é o maior benefício.Pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc), com 251 empresas no Brasil. Divulgada em novembro de 2010.

Page 8: O uso das

Empresas beneficiadas

Dentre as empresas que usam web 2.0 e mídias sociais para interações com clientes:

63% aumentaram a efetividade de marketing (conhecimento, consideração, conversão e lealdade a marca);

50% aumentaram a satisfação de seus clientes; 45% reduziram custos de marketing; 35% reduziram custos de suporte.

Pesquisa “The rise of the networked enterprise: Web 2.0 finds its payday”, da McKinsey, divulgada em dezembro de 2010. Pesquisa feita com 3.249 executivos de várias

regiões, indústrias e áreas funcionais dos Estados Unidos

Page 9: O uso das

Empresas commaior presença nas redes sociais

1 Coca-cola 2 Google 3 Apple4 Fiat5 Natura6 Ford 7 Volkswagen 8 Nokia9 TV Record 10 IBM 11 Petrobras 12 Microsoft 13 Toyota Automóveis 14 Motorola 15 TAM

Page 10: O uso das

Quem está, às vezes não sabe usar... Applebee´s promoveu o concurso cultural Amor do Seu Jeito para comemorar o Dia dos

Namorados.

Para participar, era necessário que o interessado curtisse a página do restaurante no Facebook.

Após curtir a página, o participante deveria se inscrever em uma das 3 categorias de perfil, postar uma foto com o parceiro e divulgar para que os amigos curtissem a foto.

As 3 categorias eram: Adventure, Relax e In Love.

Durante 28 dias os participantes divulgavam a foto nos perfis dos amigos e enviavam o link para que eles curtissem a página do Applebee´s e curtissem suas fotos.

De acordo com o regulamento, os prêmios para os 5 casais mais votados de cada categoria eram uma voucher do “Presentes Experiência” - site que reúne diversas opções de passeios como: voos de balão, voos de helicóptero, day spa etc...

Além disso, a comissão organizadora do concurso escolheria o casal com a foto mais criativa em cada categoria, e este ganharia como prêmio um voucher no valor de R$ 200,00 para consumir em um dos restaurantes da rede.

Page 11: O uso das

Concurso culturalAmor do seu jeito

Após a divulgação, os ganhadores receberam um e-mail marketing que os parabenizava e pedia os dados pessoais para que eles pudessem enviar para a empresa “Presentes Experiência”.

Além disso, no e-mail havia um convite para a festa de entrega de prêmios que tinha por objetivo fazer com que os participantes se conhecessem e desfrutassem de um jantar juntos no Applebee´s gratuitamente!

Page 12: O uso das

Concurso cultural Amor do Seu Jeito - Fail

O contador de votos foi alterado por diversos participantes, o que resultou uma revolta geral nos demais, pois os organizadores não excluíram os que fraudaram o contador durante a promoção e não houve pronunciamento por parte da organização.

A contagem dos votos não era atualizada automaticamente, o que gerou desconfiança nos participantes.

No jantar de premiação, de 11 casais, 8 já se conheciam. Os organizadores não se conformavam mas era óbvio que isso aconteceria, afinal, o objetivo do concurso era COMPARTILHAR e CURTIR a página do Applebee´s e os participantes faziam isso com quem? Com os amigos!!!!

Chegamos para a premiação e nos avisaram que a cortesia seria apenas uma entrada, o resto nós que pagaríamos!!!

Como todos nós recebemos o e-mail mkt informando que o jantar todo seria pago, reclamamos e eles decidiram nos dar a entrada e um prato principal, mas este teria de ser dividido entre dois casais!!!!

Na entrega do prêmio, o Filipe e eu, que havíamos ganhado na categoria de foto mais criativa, recebemos apenas um voucher. Porém, havíamos recebido um e-mail na semana da premiação que solicitava os nossos dados, pois ganharíamos também um passeio de balão ou outro a nossa escolha. Ao questionarmos os organizadores , fomos informados que eles haviam cometido um erro.

Page 13: O uso das

Quem sabe usar, tem sucessocase Pôneis Malditos

Segredo dos Pôneis Malditos: integra Mídias online e offline.

A campanha publicitária da montadora de veículos Nissan, criada pela agência Lew'Lara/TBWA, permaneceu por três dias consecutivos como um dos assuntos mais comentados do Twitter.

Tem mais de 13 milhões de acessos no You Tube, fora os demais vídeos criados pelos internautas com remix, por exemplo.

O link www.maldicaodoponei.com.br, direciona para a página do Facebook. São mais de 37 páginas com maldições para os amigos.

  No final de agosto, a picape Frontier teve recorde de venda desde que

o modelo foi lançado no país, em 2002. Foram 1.488 picapes vendidas, ou 110% a mais que em agosto de 2010, segundo dados divulgados pela empresa. Ao todo, a montadora japonesa vendeu 5.375 veículos em agosto, 81% a mais que o mesmo período de 2010.

Page 14: O uso das

A maldição da Interação

Page 15: O uso das

Página do You Tube

Page 16: O uso das

Como fazer? Conheça seu público.

Conheça as redes sociais.

Crie uma estratégia para a campanha e/ou para sua marca nas redes.

Estabeleça metas.

Estipule indicadores para saber se a estratégia está dando certo.

Interaja, mas não queira impor como as pessoas devem agir em relação a sua marca.

Não deu? Analise e faça mudanças.

Adote o ciclo PDSA.

Page 17: O uso das

OBRIGADA!!!