2
PERFIL LOCALIZAÇÃO Berlim, Alemanha SOLUÇÕES LECTRA Fundada em 1991, a Hochschule für Technik und Wirtschaft (HTW) é a maior universidade de ciências aplicadas em Berlim. A escola oferece uma gama ampla de cursos, cerca de 60 cursos de graduação e mestrado, de tecnologia à economia, cultura e design. A cada ano, o departamento de design de moda dá as boas vindas a 300 alunos com conhecimentos diferentes em moda e arte. O programa curricular de design de moda oferece cursos interdisciplinares incluindo o design têxtil, criação de moldes e gerenciamento de coleção, bem como marketing, sociologia da moda e contabilidade. Os professores e alunos com frequência colaboram com outras universidades e indústria, assim como parceiros culturais e civis. A HTW e a Lectra são parceiros desde 2008. O departamento de design oferece um programa curricular baseado nas soluções Lectra de design e desenvolvimento de produto. O curso de graduação em design de moda (BA) abrange todo o processo de coleção, desde o desenvolvimento de ideias à costura, incluindo a fabricação de moldes e alfaiataria. Este curso é altamente orientado para a prática, oferece aos alunos habilidades de gerenciamento e marketing dircionadas para o uso da tecnologia. O programa de mestrado em design de moda (MA) ajuda os alunos a encontrarem seu próprio estilo criativo, desenvolvendo seus conhecimentos e habilidades nos campos do design, tecnologia de moldes, design computadorizado, gerenciamento e marketing. H T W B E R L I N DESENHANDO O FUTURO lectra.com School Spotlight DESTAQUE CRIADO POR CORNELIA SCHMITT

HTW BERLIN School Spotlight - lectra.com · A HTW Berlin capacita designers de moda para a realidade da indústria. Para auxiliar a sua abordagem ... soluções de moda com nível

Embed Size (px)

Citation preview

P E R F I L

L O C A L I Z A Ç Ã O

Berlim, Alemanha

S O L U Ç Õ E S L E C T R A

Fundada em 1991, a Hochschule für Technik und Wirtschaft (HTW) é a maior universidade de ciências aplicadas em Berlim. A escola oferece uma gama ampla de cursos, cerca de 60 cursos de graduação e mestrado, de tecnologia à economia, cultura e design. A cada ano, o departamento de design de moda dá as boas vindas a 300 alunos com conhecimentos diferentes em moda e arte. O programa curricular de design de moda oferece cursos interdisciplinares incluindo o design têxtil, criação de moldes e gerenciamento de coleção, bem como marketing, sociologia da moda e contabilidade. Os professores e alunos com frequência colaboram com outras universidades e indústria, assim como parceiros culturais e civis.

A HTW e a Lectra são parceiros desde 2008. O departamento de design oferece um programa curricular baseado nas soluções Lectra de design e desenvolvimento de produto. O curso de graduação em design de moda (BA) abrange todo o processo de coleção, desde o desenvolvimento de ideias à costura, incluindo a fabricação de moldes e alfaiataria. Este curso é altamente orientado para a prática, oferece aos alunos habilidades de gerenciamento e marketing dircionadas para o uso da tecnologia. O programa de mestrado em design de moda (MA) ajuda os alunos a encontrarem seu próprio estilo criativo, desenvolvendo seus conhecimentos e habilidades nos campos do design, tecnologia de moldes, design computadorizado, gerenciamento e marketing.

H T W B E R L I ND E S E N H A N D O O F U T U R O

lectra.com

School Spotlight

D E S T A Q U E

CR

IAD

O P

OR

CO

RN

EL

IA S

CH

MIT

T

Lectra na ModaContando com 40 anos de experiência em moda e vestuário, a missão da Lectra é fornecer um leque completo de soluções de design, desenvolvimento e produção para responder aos desafios do século XXI. Do primeiro flash criativo ao produto final, os nossos serviços profissionais estão direcionados para um processo integral. Apoiamos as operações do dia a dia dos nossos clientes em mais de 100 países para uma otimização do processo, 24 horas por dia. Da fast fashion, passando pela de luxo à moda pret-à-portêr, os 23.000 clientes da Lectra em mercados tão variados como casual, esportivo, denim e lingerie, representam todo modelo de desenvolvimento e sourcing imaginável. Além de fornecedores e fabricantes, eles são as marcas que você gosta e as lojas onde você compra. lectra.com

O desenho simétrico, as reduções de cor e as funcionalidades de sombra são muito populares,” ela acrescenta.

"A Lectra permite que os alunos criem estilos para suas coleções e testem coleções em várias variantes de cor e tamanhos, com estampas e cores diferentes. Isso ajuda os alunos a acelerarem o processo de design combinando, através de desenhos à mão livre e computadorizados ou escaneando os desenhos pintados à mão para um único arquivo", diz Johanna Michel.

Stefanie Kadenbach e Hannan Neundörfer, estudantes de graduação em design de moda (BA), concordam com o valor adicionado. "Nós podemos desenhar diretamente ou modificar estampas com a Lectra, o que nos permite trabalhar mais rápido e enriquecer nossos desenhos", elas dizem.

A HTW Berlin capacita designers de moda para a realidade da indústria. Para auxiliar a sua abordagem

prática, a universidade alemã escolheu a Lectra para oferecer um programa curricular que combina a inovação no design com a tecnologia em moda. O objetivo é formar profissionais completos, prontos para atender as necessidades do mercado da moda.

"Ter um parceiro como a Lectra é muito valioso para a nossa escola. A Alemanha, historicamente, não é um país referência no setor da moda, e o design com frequência não é muito relevante. Dar aos nossos alunos a experiência prática nas soluções de moda com nível profissional, faz a diferença", diz a professora Johanna Michel, diretora da divisão de design da HTW Berlim.

A engenheira de laboratório Martina Burghardt está convencida que essas habilidades irão ajudar os formandos a encontrarem um emprego mais rapidamente. "Os profissionais da moda usam as soluções Lectra, desta forma, é muito importante nossos estudantes serem capacitados nelas", ela acrescenta.

A escola com frequência faz parceria com representantes importantes da moda para manter a proximidade com a indústria. Os projetos incluem patrocínios em tecidos e intercâmbios no departamento de vestuário masculino de uma marca reconhecida para os alunos de graduação e mestrado com foco em materiais sustentáveis e questões de responsabilidade social corporativa.

E N T E N D E N D O O P R O C E S S O D E D E S I G N

A professora de design de moda e gerente de estúdio, Johanna Michel, usa a Lectra há muito tempo. Ela se familiarizou com as

soluções Lectra quando trabalhou para uma famosa empresa de roupas femininas, antes de se tornar pro-fessora. Ela está convencida que conhecer as solu-ções Lectra é uma vantagem real para

seus alunos pois permite que eles aprimorem suas habilidades. “Os alunos compreendem todos os fundamentos do design computadorizado, do desenho técnico ao modelo impresso, eles utilizam estes fundamentos para criar seu próprio portfólio, tra-balhar em tendências ou desenhar uma coleção", ela diz.

“Ao descobrirem as soluções de design Lectra, as primeiras reações dos alunos são geralmente positivas, porque são fáceis de aprender e oferecem a flexibilidade do ambiente natural do design de moda.

Os alunos compreendem todos os fundamentos do design

computadorizado, do desenho técnico ao modelo impresso, e utilizam estes

fundamentos para criar seu próprio portfólio, trabalhar em

tendências ou desenhar uma coleção.

E S P A Ç O D O A L U N O

E s t a m p a s i n s p i r a d a s p e l a n a t u r e z a

® K

aled

o e

Mod

aris

são

mar

cas

regi

stra

das

da L

ectr

a.

A estudante de design de moda, Cornelia Schmitt, usou a solução de design Lectra para criar as estampas de

sua coleção de roupas femininas, ARCHITECnaTURE. "A solução de design Lectra me ajudou a tornar minhas inspirações no produto final que eu tinha em mente", ela diz.