21
1 PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA Catálogo de Fornecedores

PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

  • Upload
    others

  • View
    4

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

1

PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADEDA AMAZÔNIACatálogo de Fornecedores

Page 2: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

32 Fotografia: Acervo GIZ

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados

Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZProjeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável

Realização

Alexander RoseMarco PavarinoAndré MachadoGustavo CobeloVitória Silva

Organização de Conteúdo e Elaboração do Texto

Mônica Batista de SouzaFrank Kraemer

Revisão

Estúdio Marujoe Júlia Mousquer

Design Gráfico

Acervo GIZAcervo MAPAASPROCClaúdio TavaresHortênsia Osqui

Fotografia

Brasília, maio de 2019

Page 3: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Sumário APRESENTAÇÃO

AçaíCastanha do BrasilCupuaçuBacabaBacuriGuaranáPupunhaAcerolaCacau PalmitoPescadoHortifruti OrgânicoÓleos VegetaisMelBorracha

789101112131415161718192021

CATÁLOGO DE FORNECEDORES

AçaíCastanha do BrasilCupuaçuBacabaBacuriPupunhaCacau PalmitoPescadoHortifruti OrgânicoÓleos VegetaisMelBorracha

24262728293030313232343637

Page 4: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

7

Mercados Verdes e Consumo Sustentável é um projeto de cooperação técnica celebrado entre o governo federal brasileiro e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ GmbH. O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso ao mercado para produtos da sociobiodiversidade e da agroecologia de cooperativas e associações de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais da Amazônia. O projeto apoia fornecedores de produtos da Amazônia e incentiva o consumo consciente, contribuindo para o desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis. Este catálogo de fornecedores foi elaborado a partir de uma pesquisa nos estados Acre, Amazonas, Pará e Amapá para levantar os produtos, seu uso comercial e fornecedores dentro do âmbito do trabalho de pesquisa. A instituição contratada para esta atividade foi o IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil). O levantamento de dados foi feito ao longo de cinco meses dos anos 2017 e 2018. Empreendimentos que não fizeram parte da pesquisa e que gostariam de estar na próxima edição do catálogo, podem entrar em contato com o projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável/MAPA, para fins de registro, no seguinte email:

[email protected]

Boa leitura!

Acesso aos mercados para produtos sustentáveis da Amazônia

Fatos: O açaí é considerado um alimento de grande valor nutricional. O consumo nacional e internacional também tem aumentado vigorosamente nos últimos anos. Na região Amazônica exerce importante papel socioeconômico e cultural, pois o alimento obtido a partir de seus frutos tem consumo regional elevado.A palmeira pode atingir até 25m de altura e produzir de três a quatro cachos por ano, com 3 kg a 6 kg de frutos. Sua composição contém fibra alimentar,   minerais, particularmente, além de cálcio, potássio e ácidos graxos essenciais.

Comercialização: O açaí pode ser comercializado in natura, processado em polpa ou até em pó, como ingrediente para outros produtos. Os nativos extraem sua polpa, que é consumida pura ou acompanhada de farinha de mandioca ou tapioca (pode-se fazer o mingau) e também com peixe assado ou camarão seco. Além disso, a polpa é utilizada na preparação de sobremesas, sucos, vinhos, licores ou sorvetes.

Lista de fornecedores de açaí nas páginas 24-26

AÇAÍ » Euterpe oleracea

Fotografia: Acervo GIZ

Page 5: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

98

Fatos: O fruto da castanheira, chamada de ouriço, tem peso médio de 750 g. Constitui uma resistente cápsula que não se abre espontaneamente e abriga em seu interior, entre 10 a 25 sementes. As sementes, chamadas castanhas, representam cerca de 25% do fruto. O tamanho das sementes variam entre 4 cm a 7cm de comprimento e têm uma casca bastante dura e rugosa; elas cercam a amêndoa, que é rica em gordura e proteína. O ouriço cai quando é maduro e é coletado no chão para a extração da castanha.

Comercialização: A castanha-do-Brasil é consumida fresca ou assada e utilizada como ingrediente na composição de inúmeras receitas de doces e salgados, como por exemplo pães e bolos. A castanha pode ser utilizada in natura, processada ou em óleo. A comercialização da castanha fomenta a economia extrativista na Amazônia e contribui para a geração de renda e a manutenção da floresta em pé.

CASTANHA DO BRASIL » Bertholletia excelsa

Fotografia: Acervo MAPA

Lista de fornecedores de castanha do Brasil nas páginas 26-27

Fatos: O cupuaçu é uma das frutas mais populares da Amazônia, e vem sendo implantada comercialmente também no sudeste da Bahia. Seu fruto mede até 25 cm e pesa no máximo 1 kg. Ele possui 30% de polpa e cerca de 35 sementes. Apresenta três variedades: cupuaçu-redondo (extremidade arredondada, pesando em média 2,5 kg – é o mais comum); cupuaçu-mamorama (extremidade alongada, pesando em média 2,5 kg); e cupuaçu-mamau (não apresenta sementes, formato redondo).

Comercialização: A polpa do cupuaçu é utilizada no preparo de sorvetes, sucos, geleias, doces, mousses, bombons, balas, biscoitos e iogurtes. As sementes, depois de secas, são utilizadas na fabricação de chocolate branco ou “cupulate”.

CUPUAÇU » Theobroma grandiflorum

Fotografia: Acervo GIZ

Lista de fornecedores de cupuaçu nas páginas 27-28

Page 6: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

1110

Fatos: A bacaba é uma palmeira sem espinhos , com tronco solitário, liso, reto, crescendo até 20 metros de altura, marcado por anéis correspondentes às cicatrizes foliares. A bacaba possui frutos de polpa mucilaginosa comestível, com uma semente. Os frutos da bacaba são pequenos e arredondados, eles apresentam por fora cor purpúreo-violácea e, por dentro, polpa branco-amarelada.

Comercialização: A polpa produz um óleo comestível adocicado, de uso culinário, equivalente a 25% do conteúdo da polpa. De cor creme-leitosa e sabor agradável, o “vinho de bacaba” é produzidoe empregado mais ou menos da mesma forma que o “vinho de açaí”. Ambos assemelham-se até mesmo em termos nutricionais. Possuem elevado teor de óleo, recomendando-se cautela no consumo. O “vinho de bacaba” pode ser utilizado com alimentos salgados servidos nas refeições cotidianas. Também utiliza-se para fazer uma papa, consumida com farinha ou preparando-a na forma de sucos e refrescos.

BACABA » Oenocarpus bacaba

Fotografia: Acervo GIZ

Lista de fornecedores de bacaba nas páginas 28-29

Fatos: O bacuri é uma das frutas mais populares da região Amazônica, sendo pouco maior que uma laranja. Ele contém polpa agridoce, rica em potássio, fósforo e cálcio. O bacurizeiro pode atingir mais de 30m de altura, com tronco de até 2m de diâmetro nos indivíduos mais desenvolvidos. Essa árvore ocorre naturalmente desde a Ilha de Marajó, na foz do Rio Amazonas, até o Piauí, seguindo a costa do Pará e do Maranhão. Sua madeira é considerada como nobre e tem variadas aplicações.

Comercialização: O óleo extraído de suas sementes é usado como anti-inflamatório e cicatrizante na medicina popular e na indústria de cosméticos. Como o bacurizeiro é uma planta de fecundação cruzada, com polinização ornitófila, realizada por pássaros, a produção dos frutos depende da presença destes, pipiras e periquitos em especial. A fruta é consumida diretamente ou utilizada na produção de doces, sorvetes, sucos, geleias, licores e outras iguarias. Sua casca também é aproveitada na culinária regional.

BACURI » Platonia insignis

Fotografia: Hortênsia Osqui

Lista de fornecedores de bacuri nas páginas 29-30

Page 7: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

1312

Fatos: Guaraná é uma planta trepadeira arbusto semiereto e lenhosa. O fruto é uma cápsula de uma a três válvulas, com uma semente cada. O guaraná se adaptou e passou a ser cultivado em várias outras regiões do Brasil. Apesar disso, é ainda na floresta amazônica que ele pode ser encontrado em estado silvestre, especialmente, e em grande concentração na região compreendida pelos rios Madeira, Tapajós, Amazonas e pelas cabeceiras dos rios Maraú e Andirá.

Comercialização: Na culinária, pelo  processamento da semente pode ser obtido o guaraná em pó, bastão, extratos e xaropes. O fruto é um produto rico em cafeína. O teor da cafeína na semente do guaraná pode variar de 2% a 5% (do peso seco), maior que o do café (1% a 2%), do mate (1%) e do cacau (0,7%).

GUARANÁ » Paullinia cupana

Fotografia: Acervo GIZ

Fatos: A pupunha é um fruto de uma palmeira que dá em forma de cachos e apresenta formato e coloração variados: redondas, ovoides ou cônicas e com cores vermelha, amarela, alaranjada e até mesmo verde. Fruta de excelente valor energético e elevado teor de vitamina A, apresenta polpa carnuda, espessa e, às vezes, fibrosa. A pupunheira, da família das palmáceas, é uma planta multicaule, nativa dos trópicos úmidos da Amazônia.

Comercialização: Na culinária do fruto da pupunha é consumida a semente extraída, servidos no lanche ou com café, acompanhados com mel, açúcar ou ao natural. Outro uso culinário para os frutos cozidos é a preparação de uma variedade de comidas caseiras, ou moídos para produção de farinha.

PUPUNHA » Bactris gasipaes

Fotografia: Acervo GIZ

Lista de fornecedores de pupunha na página 30

Page 8: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

1514

Fatos: Este fruto provém de um arbusto de 2,5 m de altura com copa densa, formada por folhas pequenas (2-8 cm) e de coloração verde-escura e brilhante. O tamanho do fruto varia de 3 cm a 6 cm de diâmetro, e a coloração externa, do laranja ao vermelho intenso, quando maduro. A polpa é carnosa, suculenta, com sabor ácido e de cor alaranjada. É largamente cultivada em diversas regiões brasileiras, destacando-se o Norte e o Nordeste do país.

Comercialização: A polpa pode ser utilizada na preparação de sucos, sorvetes, vinhos, licores, doces e pastilhas de vitamina C. A colheita dos frutos da aceroleira destinados ao consumo in natura ou ao processamento do suco para fins de exportação deve ser feita de maneira bastante criteriosa. O consumo em expansão dessa fruta deve-se, basicamente, a seu elevado teor de ácido ascórbico (vitamina C). Em algumas variedades, alcança até 5.000 miligramas por 100 gramas de polpa. Esse índice chega a ser 100 vezes maior que o da laranja e o do limão.

ACEROLA » Malpighia glabra

Fotografia: Acervo GIZ

Fatos: É uma árvore pequena a mediana, muito ramificada, formando copa frondosa; tem frutos capsulados, pendentes do tronco a partir do solo e na parte inferior dos ramos principais. Os frutos, quando jovens, apresentam coloração verde; e, quando maduros, amarela. As sementes do cacaueiro são muito sensíveis às mudanças de temperatura e morrem em pouco tempo, quando sofrem desidratação. O cacau distribui-se nas regiões tropicais da América do Sul e Central, compreendendo as bacias do Orinoco e do Amazonas. Ele tem expressiva importância econômica, sendo suas amêndoas conhecidas em todo o mundo.

Comercialização: Pelas populações locais o cacau é utilizado para o uso culinário, em particular para consumo da polpa in natura. A polpa é rica em açúcares, e pode ser consumida na forma de refresco ou licor. As amêndoas são usadas na fabricação de chocolates caseiros ou industriais, bebidas e como ingrediente em outros alimentos como biscoitos, bolos, barras. Das sementes extrai-se também a manteiga de cacau. Ela é muito usada na indústria farmacológica e na fabricação de cosméticos.

CACAU » Theobroma cacao

Fotografia: Acervo GIZ

Lista de fornecedores de cacau nas páginas 30-31

Page 9: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

1716

Fatos: O palmito pode ser colhido, selecionando apenas alguns dos caules, ano após ano, sem matar a planta individual enquanto desenvolve novos brotos. A remoção de hastes mais antigas corresponde a uma forma de manejo sustentável para palmeiras. O palmito tem uma textura suave e um sabor ligeiramente ácido. Sendo rico em vitaminas e pobre em calorias o palmito também é muito saudável.

Comercialização: Várias cooperativas promovem os sistemas agroflorestais como forma sustentável de produção contribuindo ao mesmo tempo para proteger os serviços ecossistêmicos. O palmito pode ser consumido em conserva como aperitivo, em saladas, como creme, tortas e bobós como ingrediente.

PALMITO » Eurterpe Oleracea or Bactris Gasipaes

Fotografia: Acervo GIZ

Lista de fornecedores de palmito na página 31

Fatos: A pesca se destaca como forma de vida socioambiental e cultural dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia. Entre os peixes amazônicos de manejo de grande valor nutricional e comercial se destacam o pirarucu e o tambaqui.

PESCADO » Pirarucu e Tambaqui

Fotografia: Asproc

Comercialização do pirarucu: O pirarucu (Arapaima gigas) é um gigante da água doce, pode crescer mais de 3 metros de comprimento, e a pesar 250 quilos. O pirarucu chega ao mercado em mantas, depois de passar por processo de salga ao sol. É conhecido também como o bacalhau da Amazônia devido ao sabor e qualidade da carne, quase sem espinhos. O manejo do pirarucu garante a reprodução da espécie, contribui para o equilíbrio natural e para a renda das colônias de pescadores e associações.

Comercialização do tambaqui: O tambaqui (Colossoma macropomum), também chamado de Pacu Vermelho, é um peixe de água doce e de escamas com corpo romboidal, nadadeira adiposa curta, com raios na extremidade. A coloração geralmente é parda na metade superior e preta na metade inferior do corpo, mas pode variar para mais clara ou mais escura dependendo da cor da água. O tambaqui alcança cerca de 110 cm de comprimento total. É um peixe comum encontrado na bacia amazônica e do qual se aproveitam a saborosíssima carne e o óleo.

Lista de fornecedores de pescados na página 32

Page 10: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

1918

Fatos e Comercialização: Cada vez mais empreendimentos da Amazônia têm direcionado suas atividades para a produção de hortaliças e legumes orgânicos, seja em sistemas agroflorestais ou outras formas de produção sustentável. Merecem destaque: coentro, cebolinha, espinafre, rúcula, banana pacovan, limão, limão, caju, coco, abacaxi e farinha de mandioca. Vários produtos já constam com selos de origem e certificação de produto orgânico.

HORTIFRUTI ORGÂNICO

Fotografia: Acervo GIZ

Lista de fornecedores de hortifruti orgânico nas páginas 32-34

Fatos: A extração de óleos vegetais sem derrubar árvores valoriza a florestas em pé e constitui uma importante alternativa de renda para os povos tradicionais. As técnicas tradicionais de extração mantêm as propriedades naturais e o sabor característico dos valiosos óleos. No processo de refino industrial, a maioria dessas propriedades se perderia. Os óleos extraídos a frio contêm uma alta proporção de vitaminas termossensíveis (A, B e D), antioxidantes, carotenoides e hormônios.

Comercialização: Os óleos extraídos de “Copaíba” (Copaifera spp), “Andiroba” (Carapa guianensis), “Murmuru” (Astrocaryum murumuru), “Bacuri” (Platonia esculenta), Castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) e “Babaçu” (Attalea speciosa), entre outros, são cada vez mais utilizados como insumos para indústrias cosméticas e farmacêuticas nacionais e internacionais.

ÓLEOS VEGETAIS

Fotografia: Acervo GIZ

Lista de fornecedores de óleos vegetais nas páginas 34-35

Page 11: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

2120

Fatos e Comercialização: Na Amazônia, culturas como açaí, cupuaçu, castanha-do-pará e maracujá dependem diretamente de polinizadores como as melíponas. Quanto mais uma palmeira de açaí é polinizada, por exemplo, mais produz cachos cheios de frutos, de melhor tamanho e sabor, e maior durabilidade. A cadeia de produção do mel de abelhas sem ferrão e com ferrão na Amazônia depende do acesso facilitado aos insumos para essa criação, como as caixas adequadas de madeira, as colmeias para a reprodução, a assistência técnica, entre outros. Dessa maneira, a produção sustentável de mel na Amazônia é uma importante fonte de renda para comunidades tradicionais e empreendimentos, assim como uma valiosa contribuição para a biodiversidade, além de proporcionar um produto de sabor extraordinário. 

MEL » O mel da conservação da sociobiodiversidade

Fotografia: Cláudio Tavares

Lista de fornecedores de mel na página 36

Fatos: O Brasil é a origem da seringueira. A técnica de extração original de borracha permaneceu no Brasil. Enquanto na Ásia a produção é principalmente padronizada em grandes plantações, os povos tradicionais da Amazônia ainda coletam borracha da forma mais tradicional do extrativismo. Por meio do uso sustentável, a floresta permanece em sua composição natural. A produção é feita pelas comunidades tradicionais que vivem em várias áreas protegidas, especialmente aquelas localizadas na Amazônia.

Comercialização: Proporcionando renda a milhares de famílias de comunidades locais, parte da produção de borracha natural é vendida para indústrias. A outra parte é utilizada na fabricação de diversos produtos, como calçados, chinelos, luvas, bolsas, louças, esculturas, indústrias de pneumáticos, artefatos de borracha e acessórios de vestuário.

BORRACHA » Hevea brasiliensis

Fotografia: Acervo GIZ

Lista de fornecedores de borracha na página 37

Page 12: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

2322

O acesso ao mercado dos produtos da

sociobiodiversidade e da agroecologia da Amazônia

é fundamental para manter a floresta em pé e para

atender o crescente mercado de produtos sustentáveis.

Ao optar pelo consumo sustentável,

o cidadão consciente contribui para o

desenvolvimento e a proteção da Amazônia.

Fotografia: Acervo MAPA

Catálogo deFornecedores

SELO

S &

CER

TIFI

CA

ÇÕ

ES

SENAF - Selo Nacional da Agricultura Familiar*, sinal identificador da origem dos produtos destinado ao fortalecimento da identidade social da agricultura familiar perante os consumidores e a população.

Selo Orgânico do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg).

Origens Brasil, instrumento de rastreabilidade que certifica empresas que respeitam os territórios de diversidade socioambiental.

Selo Fairtrade, emitido pela International Federation of Alternative Trade (Federação Internacional de Comércio Alternativo), que atesta a equidade no comércio internacional.

Selo USDA Organic, emitido pelo Programa Orgânico Nacional do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

*a identidade visual do SENAF está em reformulação.

Page 13: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

2524

AÇAÍ

Contato: (96) 99139-2409

[email protected]

Município: Mazagão – AP

Endereço: Comunidade Santo Antônio,

Foz Rio Ajuruxi s/nº

AMBAC

Associação de Mulheres do Baixo Cajarí

Contato: (91) 99607-5245

[email protected]

Município: Bujarú – PA

Endereço: Rua Princesa Isabel, s/nº,

Bairro Centro CEP: 67.680-000

ABAA

Associação Bujaruense dos

Agricultores e Agricultoras

Contato: [email protected]

Município: Afuá – AP

Endereço: Margem Rio Açaituba, s/nº, Assent.

Ilha do Meio CEP:68.890-000

AÇAICOOP

Cooperativa de Produtores Agroextrativista do

Município de Afuá e Região Ribeirinha do Amapá

Contato: (96) 98109-2009

[email protected]

Município: Vitória do Jari – AP

Endereço: Comunidade Santa Rita,

Bairro Zona Rural CEP: 68.924-000

ACIOBIO

Associação de Moradores e Trabalhadores em

Produtos da Cadeia da Sociobiodiversidade

dos Médio e Baixo Rios Cajari e Muriacá em

Atividade na RESEX-CAJARI

Contato:  (91) 99317-4714

[email protected]

Município: Santa Luzia – PA

Endereço: Comunidade Quilombola

Muruteuazinho s/nº

ACQUAM

Associação Comunitária Quilombola Agro

Ambiental de Muruteuazinho

Contato: (96) 99119-2054 / 99157-1660

[email protected]

Município: Mazagão – AP

Endereço: Rio Ariramba, Bairro Zona Rural

CEP: 68.940-000

AMAEX – CA

Associação dos Moradores

Agroextrativistas do Rio Cajari

Contato: (91) 99356-6780 / 99261-9331

[email protected]

Município: Oeira do Pará – PA

Endereço: Rio Oeiras Comunidade Ribeira,

Zona Rural, CEP:68.470-000

AMOREAP

Associação dos Moradores da Reserva

Extrativista Arioca Pruanã

Contato: [email protected]

Município: Mazagão – AP

Endereço: Vila Maranata, Foz do Rio Ajuruxi s/nº

AMPRAEX–CA

Associação de Moradores e Produtores da

Reserva Agroextrativista do Baixo Cajari

AÇAÍ

Contato: (97) 98123-6712

[email protected]

Município: Boca do Acre – AM

Endereço: Rua Comandante Modesto s/nº

CEP: 69.850-000

APREA

Associação de Produtores e Produtoras Rurais

Extrativistas da Resex Arapixi

Contato: (91) 99225-6527

[email protected]

Município: Santa Luzia – PA

Endereço: Comunidade Quilombola Pimenteira

Zona Rural s/nº, CEP: 68.644-000

AQUAFAP

Associação Quilombola dos Agricultores

Familiares da Pimenteira

Contato: (91) 99180-5794

[email protected] / [email protected]

Município: Portel – PA

Endereço: Rio Acutipereira, Comunidade Santa

Cruz s/nº. Zona Rural, CEP: 68.480-000

ASMOGA

Associação dos Moradores Agroextrativistas do

Assentamento Acutipereira

Contato: (91) 99347-8007

[email protected] / [email protected]

Município: Portel – PA

Endereço: Rio Aratú no Rio Pacajá, Comunidade

Monte Hermom s/nº, Bairro Zona Rural

ATAAP

Associação dos Trabalhadores

Agroextrativistas do Alto Pacajá

Contato: (91) 99317-2704

[email protected]

Município: Santa Luzia – PA

Endereço: Comunidade Quilombola Jacarequara,

Zona Rural s/nº, CEP: 68.644-000

AVPS

Associação Quilombola Vida Para Sempre

Contato: (96) 99183-3566 / 99131-8364

[email protected] /

[email protected]

Município: Porto Grande – AP

Endereço: Rua Manoel Bentes Parentes,

Bairro Malvina

BOM SUCESSO

Associação dos Agroxtrativistas Ribeirinhos do

Rio Araguari - Bom Sucesso

Contato: (91) 99169-6802 / 99179-3116

[email protected]

Município: Cametá – PA

Endereço: Rua Frei Cristóvão de Lisboa,

1485, Bairro Centro

CART

Cooperativa Agroextrativista

Resistência de Cametá

Contato: (68) 3221-1340

[email protected]

Município: Rio Branco – AC

Endereço: Rod. AC 40 km 04, Nº: 1858; Bairro Vila

da Amizade; CEP: 69.909-640

COOPERACRE

Cooperativa Central de Comercialização

Extrativista do Estado do Acre LTDA

Page 14: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

2726

AÇAÍ

Contato: (96) 99968-2460 / 98807-5546

[email protected]

Município: Pedra Branca do Amapari – AP

Endereço: Av. Francisco Dutra, nº92, Bairro

Centro CEP: 68945-000

COOPETRAL

Cooperativa de Produtores

Agroextrativistas do Oeste Amapaense Contato: (69) 3253-1007 / 3253-1046

[email protected] /

[email protected]

Município: Nova Califórnia – RO

Endereço: BR 364, km 1071 s/nº, Distrito de

Nova Califórnia CEP: 76.848-000, PVH–RO

RECA

Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto RECA

CASTANHA DO BRASIL

Contato: (91) 99607-5245

[email protected]

Município: Bujarú – PA

Endereço: Rua Princesa Isabel, s/nº,

Bairro Centro CEP: 67.680-000

ABAA

Associação Bujaruense dos

Agricultores e Agricultoras

Contato: (91) 99356-6780 / 99261-9331

[email protected]

Município: Oeira do Pará – PA

Endereço: Rio Oeiras Comunidade Ribeira,

Zona Rural, CEP:68.470-000

AMOREAP

Associação dos Moradores da Reserva

Extrativista Arioca Pruanã

Contato: (97) 98123-6712

[email protected]

Município: Boca do Acre – AM

Endereço: Rua Comandante Modesto s/nº

CEP: 69.850-000

APREA

Associação de Produtores e Produtoras Rurais

Extrativistas da Resex Arapixi

Contato: (97) 99144-2977 / 98403-4052

[email protected]

Município: Canutama – AM

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 592

Bairro Centro, CEP: 69.820-000

ASPAC

Associação dos Produtores

Agroextrativista de Canutama

Contato: (91) 99347-8007

[email protected] /

[email protected]

Município: Portel – PA

Endereço: Rio Aratú no Rio Pacajá, Comunidade

Monte Hermom s/nº, Bairro Zona Rural

ATAAP

Associação dos Trabalhadores

Agroextrativistas do Alto Pacajá

CASTANHA DO BRASIL

Contato: (68) 3221-1340

[email protected]

Município: Rio Branco – AC

Endereço: Rod. AC 40 km 04, Nº: 1858; Bairro Vila

da Amizade; CEP: 69.909-640

COOPERACRE

Cooperativa Central de Comercialização

Extrativista do Estado do Acre LTDA

Contato: (94) 3433-3611

Município: Tucumã – PA

Endereço: Rua Lateral 38, Setor Industrial JK

CEP: 68.385-000

COOBAY

Cooperativa Kayapó de Produtos

da Floresta de Tucumã

Contato: (68) 3612-2045 / 99962-7995

Município: Sena Madureira – AC

Endereço: Av. Brasil, 530, Jorge Alves Junior

COOPERIACO

Cooperativa Agroextrativista dos

Produtores Rurais do Vale do Rio Iaco

Contato: (96) 99968-2460 / 98807-5546

[email protected]

Município: Pedra Branca do Amapari – AP

Endereço: Av. Francisco Dutra, nº92, Bairro

Centro CEP: 68945-000

COOPETRAL

Cooperativa de Produtores

Agroextrativistas do Oeste Amapaense

CUPUAÇU

Contato: [email protected]

Município: Afuá – AP

Endereço: Margem Rio Açaituba, s/nº, Assent.

Ilha do Meio CEP:68.890-000

AÇAICOOP

Cooperativa de Produtores Agroextrativista do

Município de Afuá e Região Ribeirinha do Amapá

Contato: (96) 99119-2054 / 99157-1660

[email protected]

Município: Mazagão – AP

Endereço: Rio Ariramba, Bairro Zona Rural

CEP: 68.940-000

AMAEX – CA

Associação dos Moradores

Agroextrativistas do Rio Cajari

Page 15: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

2928

CUPUAÇU

Contato: (97) 98123-6712

[email protected]

Município: Boca do Acre – AM

Endereço: Rua Comandante Modesto s/nº

CEP: 69.850-000

APREA

Associação de Produtores e Produtoras Rurais

Extrativistas da Resex Arapixi

Contato: (91) 99169-6802 / 99179-3116

[email protected]

Município: Cametá – PA

Endereço: Rua Frei Cristóvão de Lisboa,

1485, Bairro Centro

CART

Cooperativa Agroextrativista

Resistência de Cametá

Contato: (96) 99968-2460 / 98807-5546

[email protected]

Município: Pedra Branca do Amapari – AP

Endereço: Av. Francisco Dutra, nº92, Bairro

Centro CEP: 68945-000

COOPETRAL

Cooperativa de Produtores

Agroextrativistas do Oeste Amapaense Contato: (69) 3253-1007 / 3253-1046

[email protected] /

[email protected]

Município: Nova Califórnia – RO

Endereço: BR 364, km 1071 s/nº, Distrito de

Nova Califórnia CEP: 76.848-000, PVH–RO

RECA

Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto RECA

BACABA

Contato: (96) 98109-2009

[email protected]

Município: Vitória do Jari – AP

Endereço: Comunidade Santa Rita,

Bairro Zona Rural CEP: 68.924-000

ACIOBIO

Associação de Moradores e Trabalhadores em

Produtos da Cadeia da Sociobiodiversidade

dos Médio e Baixo Rios Cajari e Muriacá em

Atividade na RESEX-CAJARI

Contato: (91) 99180-5794

[email protected] / [email protected]

Município: Portel – PA

Endereço: Rio Acutipereira, Comunidade Santa

Cruz s/nº. Zona Rural, CEP: 68.480-000

ASMOGA

Associação dos Moradores Agroextrativistas do

Assentamento Acutipereira

Contato: (96) 99119-2054 / 99157-1660

[email protected]

Município: Mazagão – AP

Endereço: Rio Ariramba, Bairro Zona Rural

CEP: 68.940-000

AMAEX – CA

Associação dos Moradores

Agroextrativistas do Rio Cajari

Contato: (91) 99356-6780 / 99261-9331

[email protected]

Município: Oeira do Pará – PA

Endereço: Rio Oeiras Comunidade Ribeira,

Zona Rural, CEP:68.470-000

AMOREAP

Associação dos Moradores da Reserva

Extrativista Arioca Pruanã

BACABA

BACURI

Contato: (96) 99119-2054 / 99157-1660

[email protected]

Município: Mazagão – AP

Endereço: Rio Ariramba, Bairro Zona Rural

CEP: 68.940-000

AMAEX – CA

Associação dos Moradores

Agroextrativistas do Rio Cajari

Contato: (91) 99356-6780 / 99261-9331

[email protected]

Município: Oeira do Pará – PA

Endereço: Rio Oeiras Comunidade Ribeira,

Zona Rural, CEP:68.470-000

AMOREAP

Associação dos Moradores da Reserva

Extrativista Arioca Pruanã

Contato: (91) 99180-5794

[email protected] / [email protected]

Município: Portel – PA

Endereço: Rio Acutipereira, Comunidade Santa

Cruz s/nº. Zona Rural, CEP: 68.480-000

ASMOGA

Associação dos Moradores Agroextrativistas do

Assentamento Acutipereira

Contato: (91) 99347-8007

[email protected] /

[email protected]

Município: Portel – PA

Endereço: Rio Aratú no Rio Pacajá, Comunidade

Monte Hermom s/nº, Bairro Zona Rural

ATAAP

Associação dos Trabalhadores

Agroextrativistas do Alto Pacajá

Page 16: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

3130

BACURI

Contato: (91) 99169-6802 / 99179-3116

[email protected]

Município: Cametá – PA

Endereço: Rua Frei Cristóvão de Lisboa,

1485, Bairro Centro

CART

Cooperativa Agroextrativista

Resistência de Cametá Contato: (91) 98702-8680

[email protected]

Município: Augusto Corrêa – PA

Endereço: Rodovia Bragança / Augusto Corrêa

km 15 s/nº, Zona Rural – Buritizal,

CEP: 68.610-000

FB

Fazenda Bacuri

PUPUNHA

Contato: (97) 98123-6712

[email protected]

Município: Boca do Acre – AM

Endereço: Rua Comandante Modesto s/nº

CEP: 69.850-000

APREA

Associação de Produtores e Produtoras Rurais

Extrativistas da Resex Arapixi Contato: (69) 3253-1007 / 3253-1046

[email protected] /

[email protected]

Município: Nova Califórnia – RO

Endereço: BR 364, km 1071 s/nº, Distrito de

Nova Califórnia CEP: 76.848-000, PVH–RO

RECA

Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto RECA

CACAU

Contato: (91) 99607-5245

[email protected]

Município: Bujarú – PA

Endereço: Rua Princesa Isabel, s/nº,

Bairro Centro CEP: 67.680-000

ABAA

Associação Bujaruense dos

Agricultores e Agricultoras

Contato: (96) 99119-2054 / 99157-1660

[email protected]

Município: Mazagão – AP

Endereço: Rio Ariramba, Bairro Zona Rural

CEP: 68.940-000

AMAEX – CA

Associação dos Moradores

Agroextrativistas do Rio Cajari

CACAU

Contato: (97) 98123-6712

[email protected]

Município: Boca do Acre – AM

Endereço: Rua Comandante Modesto s/nº

CEP: 69.850-000

APREA

Associação de Produtores e Produtoras Rurais

Extrativistas da Resex Arapixi

Contato: (68) 9956-2530

[email protected] /

[email protected]

Município: Rio Branco – AC

Endereço: Sena Madureira. Bairro Colocação São

Sebastião, CEP: 69.940-000

ASSEXMA

Associação dos Extrativistas da Floresta Nacional

do Macauã e da Área de Entornos

Contato: (91) 99169-6802 / 99179-3116

[email protected]

Município: Cametá – PA

Endereço: Rua Frei Cristóvão de Lisboa,

1485, Bairro Centro

CART

Cooperativa Agroextrativista

Resistência de CametáContato: (93) 3515-1453 /

99151-4546 / 99145-6297

[email protected] (comercial)

[email protected] / [email protected]

Município: Altamira – PA

Endereço: Av. Perimetral, 3966, CEP: 68.374-274

CEPOTX

Cooperativa Central de Produção

Orgânica da Transamazônica e Xingu

PALMITO

Contato: (69) 3253-1007 / 3253-1046

[email protected] /

[email protected]

Município: Nova Califórnia – RO

Endereço: BR 364, km 1071 s/nº, Distrito de

Nova Califórnia CEP: 76.848-000, PVH–RO

RECA

Cooperativa Agropecuária e

Florestal do Projeto RECA

Contato: (97) 98123-6712

[email protected]

Município: Boca do Acre – AM

Endereço: Rua Comandante Modesto s/nº

CEP: 69.850-000

APREA

Associação de Produtores e Produtoras Rurais

Extrativistas da Resex Arapixi

Page 17: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

3332

PESCADO

Contato: (97) 3491-1853

[email protected]

Município: Carauari – AM

Endereço: R. Castelo Branco, 360

AMARU

Associação dos Moradores Agroextrativistas da

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari Contato: (96) 99139-2409

[email protected]

Município: Mazagão – AP

Endereço: Comunidade Santo Antônio,

Foz Rio Ajuruxi s/nº

AMBAC

Associação de Mulheres do Baixo Cajarí

Contato: [email protected]

Município: Mazagão – AP

Endereço: Vila Maranata, Foz do Rio Ajuruxi s/nº

AMPRAEX–CA

Associação de Moradores e Produtores da

Reserva Agroextrativista do Baixo Cajari Contato: (92) 99344-5963

[email protected]

Município: Carauari – AC

Endereço: Rua Castelo Branco, 380.

CEP: 69.500-000

ASPROC

Associação dos Produtores Rurais de Carauari

HORTIFRUTI ORGÂNICO

Contato: (91) 99607-5245

[email protected]

Município: Bujarú – PA

Endereço: Rua Princesa Isabel, s/nº,

Bairro Centro CEP: 67.680-000

ABAA

Associação Bujaruense dos

Agricultores e Agricultoras

Contato: [email protected]

Município: Afuá – AP

Endereço: Margem Rio Açaituba, s/nº, Assent.

Ilha do Meio CEP:68.890-000

AÇAICOOP

Cooperativa de Produtores Agroextrativista do

Município de Afuá e Região Ribeirinha do Amapá

Contato:  (91) 99317-4714

[email protected]

Município: Santa Luzia – PA

Endereço: Comunidade Quilombola

Muruteuazinho s/nº

ACQUAM

Associação Comunitária Quilombola Agro

Ambiental de Muruteuazinho

Contato: (96) 99119-2054 / 99157-1660

[email protected]

Município: Mazagão – AP

Endereço: Rio Ariramba, Bairro Zona Rural

AMAEX – CA

Associação dos Moradores

Agroextrativistas do Rio Cajari

Contato: (96) 98109-2009

[email protected]

Município: Vitória do Jari – AP

Endereço: Comunidade Santa Rita,

Bairro Zona Rural CEP: 68.924-000

ACIOBIO

Associação de Moradores e Trabalhadores em

Produtos da Cadeia da Sociobiodiversidade

dos Médio e Baixo Rios Cajari e Muriacá em

Atividade na RESEX-CAJARI

HORTIFRUTI ORGÂNICO

Contato:  (91) 99825-5924

[email protected]

Município: Capitão Poço – PA

Endereço: Comunidade carrapatinho s/nº,

Zona Rural, CEP: 68.650-000

ACOPEC

Associação Comunitária dos Minis e Pequenos

Produtores Rurais de Carrapatinho

Contato: (96) 99139-2409

[email protected]

Município: Mazagão – AP

Endereço: Comunidade Santo Antônio,

Foz Rio Ajuruxi s/nº

AMBAC

Associação de Mulheres do Baixo Cajarí

Contato: [email protected]

Município: Mazagão – AP

Endereço: Vila Maranata, Foz do Rio Ajuruxi s/nº

AMPRAEX–CA

Associação de Moradores e Produtores da

Reserva Agroextrativista do Baixo Cajari

Contato: (97) 98123-6712

[email protected]

Município: Boca do Acre – AM

Endereço: Rua Comandante Modesto s/nº

CEP: 69.850-000

APREA

Associação de Produtores e Produtoras Rurais

Extrativistas da Resex Arapixi

Contato: (91) 99225-6527

[email protected]

Município: Santa Luzia – PA

Endereço: Comunidade Quilombola Pimenteira

Zona Rural s/nº, CEP: 68.644-000

AQUAFAP

Associação Quilombola dos Agricultores

Familiares da Pimenteira

Contato: (97) 99144-2977 / 98403-4052

[email protected]

Município: Canutama – AM

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 592

Bairro Centro, CEP: 69.820-000

ASPAC

Associação dos Produtores

Agroextrativista de Canutama

Contato: (91) 99347-8007

[email protected] /

[email protected]

Município: Portel – PA

Endereço: Rio Aratú no Rio Pacajá, Comunidade

Monte Hermom s/nº, Bairro Zona Rural

ATAAP

Associação dos Trabalhadores

Agroextrativistas do Alto Pacajá

Page 18: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

3534

HORTIFRUTI ORGÂNICO

ÓLEOS VEGETAIS

Contato: (91) 99169-6802 / 99179-3116

[email protected]

Município: Cametá – PA

Endereço: Rua Frei Cristóvão de Lisboa,

1485, Bairro Centro

CART

Cooperativa Agroextrativista

Resistência de Cametá

Contato: (96) 99968-2460 / 98807-5546

[email protected]

Município: Pedra Branca do Amapari – AP

Endereço: Av. Francisco Dutra, nº92, Bairro

Centro CEP: 68945-000

COOPETRAL

Cooperativa de Produtores

Agroextrativistas do Oeste Amapaense

Contato: (96) 98109-2009

[email protected]

Município: Vitória do Jari – AP

Endereço: Comunidade Santa Rita,

Bairro Zona Rural CEP: 68.924-000

ACIOBIO

Associação de Moradores e Trabalhadores em

Produtos da Cadeia da Sociobiodiversidade

dos Médio e Baixo Rios Cajari e Muriacá em

Atividade na RESEX-CAJARI

Contato: (91) 99356-6780 / 99261-9331

[email protected]

Município: Oeira do Pará – PA

Endereço: Rio Oeiras Comunidade Ribeira,

Zona Rural, CEP:68.470-000

AMOREAP

Associação dos Moradores da Reserva

Extrativista Arioca Pruanã

Contato: (68) 9956-2530

[email protected] /

[email protected]

Município: Rio Branco – AC

Endereço: Sena Madureira. Bairro Colocação São

Sebastião, CEP: 69.940-000

ASSEXMA

Associação dos Extrativistas da Floresta Nacional

do Macauã e da Área de Entornos

Contato: (91) 99347-8007

[email protected] /

[email protected]

Município: Portel – PA

Endereço: Rio Aratú no Rio Pacajá,

Comunidade Monte Hermom s/nº,

Bairro Zona Rural

ATAAP

Associação dos Trabalhadores

Agroextrativistas do Alto Pacajá

ÓLEOS VEGETAIS

Contato: (97) 3491-1023

[email protected]

Município: Carauari – AM

Endereço: Comunidade do Roque, Resex s/nº

CODAEMJ

Cooperativa Mista de Desenvolvimento

Sustentável e Economia Solidária da Reserva

Extrativista do Médio Juruá

Contato: (91) 99223-3942

[email protected]

Município: Salvaterra – PA

Endereço: Rod. Pa 154 trevo Joanes – Salvaterra

COOPEMAFLIMA

Cooperativa dos Produtores Extrativistas

Marinhos e Florestais da Ilha do Marajó

Contato: (97) 3491-1853

[email protected]

Município: Carauari – AM

Endereço: R. Castelo Branco, 360

AMARU

Associação dos Moradores Agroextrativistas da

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari

Contato: (96) 99183-3566 / 99131-8364

[email protected] /

[email protected]

Município: Porto Grande – AP

Endereço: Rua Manoel Bentes Parentes,

Bairro Malvina

BOM SUCESSO

Associação dos Agroxtrativistas Ribeirinhos do

Rio Araguari - Bom Sucesso

Contato: (91) 99169-6802 / 99179-3116

[email protected]

Município: Cametá – PA

Endereço: Rua Frei Cristóvão de Lisboa,

1485, Bairro Centro

CART

Cooperativa Agroextrativista

Resistência de Cametá

Contato: (96) 99968-2460 / 98807-5546

[email protected]

Município: Pedra Branca do Amapari – AP

Endereço: Av. Francisco Dutra, nº92, Bairro

Centro CEP: 68945-000

COOPETRAL

Cooperativa de Produtores

Agroextrativistas do Oeste Amapaense

Contato: (69) 3253-1007 / 3253-1046

[email protected] /

[email protected]

Município: Nova Califórnia – RO

Endereço: BR 364, km 1071 s/nº, Distrito de

Nova Califórnia CEP: 76.848-000, PVH–RO

RECA

Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto RECA

Page 19: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

3736

MEL

Contato: (91) 99607-5245

[email protected]

Município: Bujarú – PA

Endereço: Rua Princesa Isabel, s/nº,

Bairro Centro CEP: 67.680-000

ABAA

Associação Bujaruense dos

Agricultores e Agricultoras Contato: (96) 99139-2409

[email protected]

Município: Mazagão – AP

Endereço: Comunidade Santo Antônio,

Foz Rio Ajuruxi s/nº

AMBAC

Associação de Mulheres do Baixo Cajarí

Contato:  (91) 99825-5924

[email protected]

Município: Capitão Poço – PA

Endereço: Comunidade carrapatinho s/nº,

Zona Rural, CEP: 68.650-000

ACOPEC

Associação Comunitária dos Minis e Pequenos

Produtores Rurais de Carrapatinho

Contato: (91) 99317-2704

[email protected]

Município: Santa Luzia – PA

Endereço: Comunidade Quilombola Jacarequara,

Zona Rural s/nº, CEP: 68.644-000

AVPS

Associação Quilombola Vida Para Sempre

Contato: [email protected]

Município: Mazagão – AP

Endereço: Vila Maranata, Foz do Rio Ajuruxi s/nº

AMPRAEX–CA

Associação de Moradores e Produtores da

Reserva Agroextrativista do Baixo Cajari

Contato: (97) 98123-6712

[email protected]

Município: Boca do Acre – AM

Endereço: Rua Comandante Modesto s/nº

CEP: 69.850-000

APREA

Associação de Produtores e Produtoras Rurais

Extrativistas da Resex Arapixi

Contato: (91) 99347-8007

[email protected] /

[email protected]

Município: Portel – PA

Endereço: Rio Aratú no Rio Pacajá,

Comunidade Monte Hermom s/nº,

Bairro Zona Rural

ATAAP

Associação dos Trabalhadores

Agroextrativistas do Alto Pacajá

Contato: (91) 3445-1461

[email protected]

Município: Santa Luiza do Pará - Pará

Rede Bragantina

Rede Bragantina de Economia

Solidária Artes e Sabores

BORRACHA

Contato: (97) 99144-2977 / 98403-4052

[email protected]

Município: Canutama – AM

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 592

Bairro Centro, CEP: 69.820-000

ASPAC

Associação dos Produtores

Agroextrativista de Canutama Contato: (92) 99344-5963

[email protected]

Município: Carauari – AC

Endereço: Rua Castelo Branco, 380.

CEP: 69.500-000

ASPROC

Associação dos Produtores Rurais de Carauari

Contato: (68) 9956-2530

[email protected] /

[email protected]

Município: Rio Branco – AC

Endereço: Sena Madureira. Bairro Colocação São

Sebastião, CEP: 69.940-000

ASSEXMA

Associação dos Extrativistas da Floresta Nacional

do Macauã e da Área de Entornos Contato: (68) 3221-1340

[email protected]

Município: Rio Branco – AC

Endereço: Rod. AC 40 km 04, Nº: 1858; Bairro Vila

da Amizade; CEP: 69.909-640

COOPERACRE

Cooperativa Central de Comercialização

Extrativista do Estado do Acre LTDA

Contato: (68) 3612-2045 / 99962-7995

Município: Sena Madureira – AC

Endereço: Av. Brasil, 530, Jorge Alves Junior

COOPERIACO

Cooperativa Agroextrativista dos

Produtores Rurais do Vale do Rio Iaco

Page 20: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

3938

Fotografia: Acervo GIZ

Page 21: PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

40

Fotografia: Acervo GIZ

Projeto