13

Paul Bocuse

Embed Size (px)

Citation preview

Apresentao do PowerPoint

Paul Bocuse?

Chef do sculo XX , segundo escola americana Culinary Institute of America .O recordista de permanncia com 3 estrelas no Guia Michelin, com seu restaurante Collonges-au-Mont-dOr desde 1965.

Histoire

Nasceu em 11 de fevereiro, 1926 em Collonges-au-Mont-d'Or, dentro de uma de uma famlia de cozinheiros, que desde 1700 passaram de pai para filho da profisso e tm mantido o seu restaurante em Lyon, Frana.

Alistou-se aos 18 anos e nas plancies de Alscia foi ferido, resgatado pelas tropas aliadas americanas, e sobreviveu aps vrias transfuses de sangue. Ele guarda daquele tempo, gravada no ombro esquerdo, a tatuagem de um galo.

Assim Bocuse sempre cozinhou e aos 15 anos, se tornou aprendiz de Claudete Maret (e durante a segunda guerra muitas vezes teve que se arriscar utilizando produtos do mercado negro para conseguir atender aos clientes).

Depois da guerra continuou sua formao e fez amizade com os irmos-cozinheiros Troisgros e se colocou disposio de Fernand Point, o qual passou oito anos ao lado. Considera-o seu pai espiritual, mentor e um de seus modelos.Point acreditava que a grande cuisine no significava cozinha complicada, e ao simplificar as preparaes, se reduzia tambm o tempo de cozimento.

Em 1958 Bocuse, conquistou a primeira estrela Michelin, juntamente com o pai, Georges Bocuse, que tambm era cozinheiro. Na poca, o restaurante era a pequena sala de refeies do hotel familiar Auberge du Pont de Collonges.Para assinalar a recuperao da memria da famlia, colocou o seu nome em letras garrafais no topo da fachada. Uma conquista pessoal que o ligou ainda mais sua casa de sempre.

Oposio s complicaes desnecessrias;Reduo dos tempos de coco e redescoberta da utilizao do vapor, mtodo de cozimento tradicionalmente emprestado pelos chineses;Pratica do que Bocuse domina cuisine du march, ou seja, utilizao dos ingredientes mais frescos que o mercado oferece a cada dia;Rejeio de menus extensos nos quais figuram pratos preparados com antecedncia em favor de menus pequenos, compostos em funo dos ingredientes disponveis no mercado a cada dia; Suspenso do uso de marinadas fortes para carnes e aves;

Nouvelle cuisine

Desaprovao dos molhos pesados, inclusive dos molhos base de roux, em favor de manteiga, limo e ervas frescas; Interesse pelas cozinhas regionais e abandono da cozinha clssica francesa como nica fonte de inspirao; Acolhida de novas tcnicas e equipamentos da cozinha contempornea; Preocupao diettica; Inventividade.

Outros aspectos: Arrumao dos pratos dispondo os alimentos sobre os molhos e guarnecidos sem mascar-los, preocupao com a harmonia das cores (tambm segue o estilo japons), e a montagem de pratos individuais coloca em desuso o rchaud. Para Bocuse, as refeies devem seguir uma sequncia para serem completas: entrada, prato quente com seus acompanhamentos e sobremesa.

Esse movimento representou tambm a consagrao dos cozinheiros como estrelas miditicas. Em 1975 Bocuse recebeu a comenda da Legio de honra pelo presidente franes. Se v pela primeira vez a sopa de trufas negras VGE, iniciais de Valry Giscard d'Estaing (nome do presidente).

Em 1987 criou o Bocuse dOr, prestigiada competio na qual, a cada dois anos, 24 grandes cozinheiros concorrem.Criada para se tornar uma das maiores e mais sofisticadas feiras de alimentos e arte culinria no mundo, tambm organiza outros concursos incluindo o Coupe du Monde a Ptisserie e nos ltimos anos, a Mondial du Pain.O cozinheiro com a maior pontuao global premiado com o trofu Bocuse d'Or, uma esttua dourada de Paul Bocuse em suas roupas de cozinheiro, e recebe o grande prmio de 20 000. A medalhista de prata recebe 15 000, o bronze recebe 10 000. H prmios adicionais para os melhores peixes e carnes, a melhor identidade nacional da culinria, melhor aprendiz e carteles.

Becuse dOr

A misso do Institut Paul Bocuse transmitir conhecimento tcnico e gerencial com os mais altos padres, a fim de preparar os seus alunos para as melhores carreiras do mundo. Os administradores tambm tm um objetivo comum: levando jovens adultos atravs do seu exemplo, a paixo, e a competncia, pelo que escolheram o Instituto.

Quais so os documentos requeridos?Todos os documentos apresentados devem ter uma traduo juramentada em francs.Dossi de candidatura:Um curriculum vitae em francsUma carta de apresentao manuscrita (300 palavras no mnimo) em francs que expe suas motivaes para realizar este ano de especializao no instituto Bocuse.Duas cartas de recomendao recentes (professores, empregadores)Cpia dos diplomas e histrico escolarCpia dos testes de Proficincia em Lngua francesaCpia dos seus certificados de estgio ou de emprego

INSTITUTO PAUL BOCUSE

Alm das trs estrelas e das trs mulheres, agora ele tem trs pontes de safena.

Diz Bocuse que amor trabalho no tm fronteiras para ele. Cozinha e sexo, segundo o chef, tm pontos em comum, pois ns temos apetite pelo outro, devoramos com olhos e terminamos por passer la casserole (na gria francesa, ter relao sexual). Fala com graa: No fui eu quem inventou o duplo sentido do verbo comer. Qual a receita para manter-se no topo da alta cozinha e, ao mesmo tempo, satisfazer uma esposa, duas amantes permanentes e vrias ocasionais? Organizao, uma tremenda organizao, mas para quem mistura ingredientes no difcil. O cozinheiro admite que suas mulheres extraordinrias contriburam. Dito de outro modo: Elas aceitaram meu comportamento.