3
RESPOSTAS P 15 P 15 Q 1) Os jesuítas espanhóis em 1632, na região dos Tapes. A sua estrutura tinha uma praça, uma igreja e ao seu redor a residência dos padres, a horta, o colégio, etc. Formado pelos índios guaranis. P 15 Q 2) Os índios desenvolviam diversas atividades, como: fabricação de instrumentos musicais, artesanatos, construção de residências, trabalhavam nas lavouras e faziam estudos bíblicos. 8ª ano-Atividade pag. 20 Q 1a) Era catequizar os índios; Q 1b) Impuseram um modelo cristão de viver: crença num só Deus, aboliram as práticas de canibalismo, poligamia, etc. Q 1c) Dedicavam-se à agricultura, à coleta, pastoreio e o artesanato. Q 1d) Os jesuítas se opunham a escravização dos índios, que em muitas regiões era a principal mão de obra utilizada pelos colonos. P 20 Q 2a) Eles não tinham dinheiro para comprar escravos africanos, uma vez que a produção agrícola paulista era voltada para o mercado interno e o lucro era pequeno. P 20 Q 2b) Os indígenas eram mais habituados aos valores católicos e acostumados ao trabalho na lavoura. P 20 Q 2c) Entradas : expedições financiadas pelo governo português para explorar o interior da colônia e defender a região açucareira de ataques de piratas e índios; Monções: expedições fluviais paulistas com o objetivo de vender armas, tecidos, mantimentos, etc. em vilas e regiões de mineração no Mato Grosso. P 20 Q 3a) As Missões espanholas concentraram-se na região sul da América do Sul e as portuguesas localizavam na Região Amazônica; P 20 Q 3b) Duas grandes áreas: uma ao norte do Brasil e outra ao sul da América do sul; A escolha foi por causa das missões espanholas e portuguesas estarem localizadas nessa região. P 20 Q 3c) São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Pará;

8ª Ano Und 1 Resp p15 p20 p259

  • Upload
    semec

  • View
    205

  • Download
    1

Embed Size (px)

Citation preview

RESPOSTAS P 15P 15 Q 1) Os jesutas espanhis em 1632, na regio dos Tapes. A sua estrutura tinha uma praa, uma igreja e ao seu redor a residncia dos padres, a horta, o colgio, etc. Formado pelos ndios guaranis.P 15 Q 2) Os ndios desenvolviam diversas atividades, como: fabricao de instrumentos musicais, artesanatos, construo de residncias, trabalhavam nas lavouras e faziam estudos bblicos. 8 ano-Atividade pag. 20

Q 1a) Era catequizar os ndios;

Q 1b) Impuseram um modelo cristo de viver: crena num s Deus, aboliram as prticas de canibalismo, poligamia, etc.

Q 1c) Dedicavam-se agricultura, coleta, pastoreio e o artesanato.

Q 1d) Os jesutas se opunham a escravizao dos ndios, que em muitas regies era a principal mo de obra utilizada pelos colonos.

P 20 Q 2a) Eles no tinham dinheiro para comprar escravos africanos, uma vez que a produo agrcola paulista era voltada para o mercado interno e o lucro era pequeno.

P 20 Q 2b) Os indgenas eram mais habituados aos valores catlicos e acostumados ao trabalho na lavoura.

P 20 Q 2c) Entradas: expedies financiadas pelo governo portugus para explorar o interior da colnia e defender a regio aucareira de ataques de piratas e ndios; Mones: expedies fluviais paulistas com o objetivo de vender armas, tecidos, mantimentos, etc. em vilas e regies de minerao no Mato Grosso.

P 20 Q 3a) As Misses espanholas concentraram-se na regio sul da Amrica do Sul e as portuguesas localizavam na Regio Amaznica;

P 20 Q 3b) Duas grandes reas: uma ao norte do Brasil e outra ao sul da Amrica do sul; A escolha foi por causa das misses espanholas e portuguesas estarem localizadas nessa regio.

P 20 Q 3c) So Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondnia, Amazonas e Par;

P 20 Q 3d) Foram de fundamental importncia, pois graas a elas houve a ampliao da Amrica portuguesa para alm da linha do Tratado de Tordesilhas.

P 20 Q 4) A cena mostra um grupo de ndios soldados capturando outros ndios. A Inteno de Debret era mostrar que o ndio participou do apresamento de outros ndios

P 20 Q 5a) Foi a mistura cultural entre ndios e jesutas;

P 20 Q 5b) Por que acreditavam que a msica acalmava e facilitava a aprendizagem dos ndios. Os jesutas tambm utilizaram o teatro na evangelizao.

P 20 Q 5c) Sim os bandeirantes aprenderam muitas tcnicas de sobrevivncia, como caminhar pela mata, marcar trilhas, identificar plantas medicinais, utilizar arco e flecha e o milho como alimento, etc.

PGINA 259

P 259 Q 1) O cenrio mostra a vegetao, alguns animais, os vrios rios da regio e vrias cachoeiras. Os personagens principais so os padres jesutas que eram bastante tranquilos, os ndios, pelo contrrio, eram bastante agitados e algumas vezes violentos; e os caadores eram destemidos e violentos.

P 259 Q 2) Tem a funo de atrair e aproximar o padre dos ndios sem que esses tenham alguma reao violenta.P 259 Q 3) O personagem faz uma dura crtica tanto atitude dos europeus em relao escravido indgena quanto s prprias misses, que no foram capazes de evitar o sofrimento dos ndios.

P 259 Q 4) O trecho mostra o dia a dia na misso com a rotina de construo das vrias partes da mesma. Observamos tambm cenas engraadas e de caa, demonstrando uma harmonia entre os ndios e jesutas.P 259 Q 5) Num primeiro momento ele conflituoso, inclusive a cena inicial a morte de um padre jesuta, mas no decorrer do filme observamos que eles demonstram harmonia e carinho.