EE Profª Shirley Camargo Von Zuben

Preview:

Citation preview

Escola Sustentável parceira do Programa Nascentes

EE Profª Shirley Camargo von Zuben

Diretoria de Ensino - Região de Catanduva

Tendo em vista os trabalhos realizados na escola referentes à temática Água e a parceria com o “Programa Nascentes – Mata protegida, água na fonte”, neste portfólio, apresente as ações realizadas em cada nível de abordagem (conforme estudo em OT de Educação ambiental – agosto/2015), se possível, registrando com as devidas fotos.

Tópicos importantes

Precisamos, juntos, formar uma sociedade consciente de que “somos” parte integrante da natureza e que, por isso, cada um precisa fazer a sua parte para preservar todos os recursos naturais. As nascentes são como recém-nascidos que, se não forem cuidados não se tornarão grandes homens ou mulheres, assim também com as nascentes , se não forem cuidadas não se tornarão grandes e importantes rios, tão necessários à vida humana.

Objetivos Conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre necessidade da preservação das nascentes. Proporcionar aos alunos uma aprendizagem que ultrapasse a teoria da sala de aula. Vivenciar momentos de estudos em campo (contato com a natureza). Levar o aluno a incorporar ao seu dia a dia os cuidados com os recursos naturais.

Ações

Levar um grupo de alunos até o ambiente natural para conhecer as relações que existem entre a Flora, a Fauna e a ação do ser humano, conservando ou não os nossos recursos naturais, incluindo o estudo sobre a Preservação das Nascentes.Abordar o tema nas aulas de Geografia e Biologia, ensinando que todos nós somos responsáveis diretos ou indiretos com os recursos naturais que nos cercam, a começar pela nossa casa e escola.

Visita à Trilha Ecológica na cidade de Mendonça.

Alunos em aula prática sobre a preservação das nascentes e todo o meio ambiente por Ricardo Cavalini, chefe do setor ambiental da Usina Santa Isabel, que acompanhou nossos alunos e professores até Mendonça.

Alunos aprendendo na prática o que fazer pelo meio ambiente durante a Trilha Ecológica e os cuidados com a “Mata Ciliar”, vital

para as nascentes dos rios.

Conhecendo espécie nova de seringueira: Mata-pau.

Explicação sobre árvore nativa e sua adaptação ao meio para sobrevivência.

AçõesNa escola os professores Júlio(geografia) e

Adriana( biologia) trabalharam nas suas aulas e depois decidiram conjuntamente com a equipe gestora em levar uma turma(1ºB) para estudos

em contato com a natureza, saindo da teoria para a prática.

A socialização do trabalho aconteceu nas reuniões pedagógicas e foi compartilhada com

os pais na reunião de Pais e mestres.

CULMINÂNCIAO fechamento das atividades do Programa Nascentes ocorreu com a gravação de um

vídeo com a turma do 1ºB onde conversam com seu professor de geografia e falam sobre

os conhecimentos adquiridos através do Projeto Escola sustentável-Parceira do

Programa Nascentes.Esse material servirá para estudos em aulas

futuras com outras turmas, socializando assim o aprendizado.

Nome de todos os envolvidos e parceiros: Profº Júlio Martins Carvalho Profª Adriana Mara Trovó RotaChefe do setor ambiental da Usina Santa Isabel: Ricardo Cavalini PCG Iolanda C. de Campos Bertolini PCA da área de Humanas : Profº Pedro L. AlmagroDiretora Silvana M. Marin do AmaralVice diretor: José Aníbal FabretiAlunos da 2ª série B da escola Profª Shirley Camargo von Zuben

Recommended