6
Das paredes das cavernas O chamado Homem de Cro-magnon, há aproximadamente 25 mil anos, ainda habitava as cavernas e em seu cotidiano fazia rituais que ele considerava vitais, pois por meio deles, cultuava os deuses em que acreditava. Esses deuses são hoje chamados de “animistas” que são os elementos da natureza como o sol, a lua, o vento, a chuva, ou seja, elementos que o homem pré-histórico podia perceber e que influenciavam diretamente em sua vida. Foi com intenção ritualística que surgiram as primeiras pinturas rupestres que constituem registros que permanecem até a atualidade e auxiliam inclusive na compreensão, por parte de historiadores e arqueólogos, sobre como era a vida naquela época. Períodos da Pré-história: A Pré-história está dividida da seguinte forma: Paleolítico Inferior (c. de 500.000 a c. de 30.000 a.C.); Paleolítico Superior (c. de 30.000 a c. de10.000 a.C.); Neolítico (c. de 10.000 a.C. até o surgimento da escrita a c. de 3.000 a.C). “O artista caçador e o sentido mágico de sua arte” O “artista-caçador” da Pré-história, ao representar os animais nas paredes das cavernas, acreditava dominá-los. No Paleolítico Superior, ele supunha que, pintando o animal, seu grupo conseguiria capturá-lo durante a caçada. Observe a imagem: Touro Negro. Parte de uma pintura rupestre, 15.000-10.000a.C. – Gruta de Lascaux (Dordogne), França. (JANSON, H.W.História Geral da Arte: O mundo Antigo e a Idade Média. SP: Martins Fontes, 1993, p. 66]

Das Paredes Das Cavernas

Embed Size (px)

DESCRIPTION

pré

Citation preview

Page 1: Das Paredes Das Cavernas

Das paredes das cavernas

O chamado Homem de Cro-magnon, há aproximadamente 25 mil anos, ainda habitava as cavernas e em seu cotidiano fazia rituais que ele considerava vitais, pois por meio deles, cultuava os deuses em que acreditava. Esses deuses são hoje chamados de “animistas” que são os elementos da natureza como o sol, a lua, o vento, a chuva, ou seja, elementos que o homem pré-histórico podia perceber e que influenciavam diretamente em sua vida.

Foi com intenção ritualística que surgiram as primeiras pinturas rupestres que constituem registros que permanecem até a atualidade e auxiliam inclusive na compreensão, por parte de historiadores e arqueólogos, sobre como era a vida naquela época.

Períodos da Pré-história:A Pré-história está dividida da seguinte forma:Paleolítico Inferior (c. de 500.000 a c. de 30.000 a.C.);Paleolítico Superior (c. de 30.000 a c. de10.000 a.C.);Neolítico (c. de 10.000 a.C. até o surgimento da escrita a c. de 3.000 a.C).

“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”

O “artista-caçador” da Pré-história, ao representar os animais nas paredes das cavernas, acreditava dominá-los. No Paleolítico Superior, ele supunha que, pintando o animal, seu grupo conseguiria capturá-lo durante a caçada. Observe a imagem:

Touro Negro. Parte de uma pintura rupestre, 15.000-10.000a.C. – Gruta de Lascaux (Dordogne),França. (JANSON, H.W.História Geral da Arte: O mundo Antigo e a Idade Média. SP: Martins Fontes, 1993, p. 66]

Como o artista fez para representar os olhos, o focinho e a pata do touro? Se você observar bem, notará que ele consegue representar certo volume na barriga utilizando para isto um material com cor mais clara. Veja que logo abaixo do focinho dele, parece haver uma pintura mais desgastada de outro animal, possivelmente um cavalo. Próximo aos seus chifres, pode ser percebido também que por baixo desta pintura há outras aspas pintadas, o que indica a pintura de outro touro ali. Mais para trás, na região do cupim, aparecem outros chifres novamente.

Você consegue imaginar por que há tantas pinturas no mesmo lugar?

Page 2: Das Paredes Das Cavernas

O “artista-caçador” escolhia uma parede de difícil acesso para pintar, e lá retratava o animal tal qual era visto na natureza, utilizando como material o carvão, a seiva de plantas e de frutas, argila, fezes e sangue de animais. Nessas paredes, as pinturas costumavam se repetir muito, umas sobre as outras como ocorre no Touro Negro. Isto levou alguns pesquisadores a afirmar que para o homem pré-histórico, não era só a imagem do animal que era mágica, mas a própria parede da caverna. E você, se acreditasse que a parede de sua casa é mágica o que representaria lá?

Observe que há homens e animais nesta pintura. O que eles parecem estar fazendo? Você sabia que no Período Paleolítico não eram desenhados seres humanos? Sua representação pictórica começa a acontecer no Neolítico.

Nesta fase, o homem começou a utilizar a parede para registrar sua história, retratando cenas ocorridas em seu cotidiano. Nelas dá para perceber a convivência entre homens e animais, o que mostra que os homens já os domesticavam nessa época. Para estas representações, o homem continuava utilizando elementos da natureza, porém suas pinturas agora são mais simplificadas do que no Paleolítico.

É interessante lembrar que o termo “artista-caçador” foi utilizado entre aspas porque nesta época as pinturas tinham apenas função mágica e de registro. O termo artista, entendido como aquele que se dedica às Belas Artes ou que delas faz profissão, é aplicado somente a partir do século XV, tanto é que até o século XIV o artista era considerado um artesão ou artífice.

E no Brasil, há pinturas pré-históricas? Se você supõe que não, saiba que o sítio arqueológico da Serra da Capivara, no Piauí, é um dos mais importantes do mundo.

Arte pré-histórica Brasileira – Serra da Capivara – PI. Revista História

Nesta pintura também estão presentes animais e humanos juntos. O que está representado na mão das pessoas? O que pretendiam contar por meio do desenho desta parede? Agora compare as três obras. Perceba que a do Paleolítico detalha melhor o animal, representando o focinho, a barriga, etc. Já no Neolítico, as figuras são mais simplificadas, com os animais sendo representados com uma cor só e quase

Page 3: Das Paredes Das Cavernas

sem detalhes. Será que no Neolítico o homem piorou seu desenho? Ou será que ele aprendeu a compreender imagens mais simples, não necessitando mais de tantos detalhes para entender que o desenho tratava deste ou daquele animal?

O Teatro era ritual e sagrado

A arte da representação ou Teatro é algo tão antigo quanto a própria humanidade. Os estudiosos sobre o assunto não tem um consenso a respeito do surgimento do teatro mas podemos apresentar algumas idéias a respeito disso. A expressão de sentimentos, bem como a comunicação podem ter sido a mola propulsora da invenção do Teatro, assim para podermos conhecer e entender um pouco mais sobre a utilidade ou função do Teatro, faremos uma pequena visita a alguns momentos da história, verificando as diferentes funções que lhe foram atribuídas.Nossos antepassados, conhecidos como “homens pré-históricos”, já praticavam ritos em que faziam representações cênicas com função mágica e narrativa. Utilizavam-se de elementos musicais, movimentoscorporais e pinturas. Desta forma, o Teatro surgiu com o próprio homem, assim como a dança, a música e a pintura, usadas em seus rituais para a caça, em louvor aos seus deuses e para contar histórias.Já nessa época, utilizava-se o artifício de fingir ser outro indivíduo ou outra pessoa, que vivia outra vida e agia representando acontecimentos que faziam parte de seu cotidiano.Segundo Fischer, 2002, p. 45 “A função decisiva da arte neste período foi a de conferir poder sobre a natureza, sobre os inimigos, sobre os parceiros, sobre a realidade, enfim, poder no sentido de um fortalecimento da coletividade humana”.Já tentou imaginar como era a vida de nossos antepassados pré-históricos? Como viviam em sociedade, caçavam, criavam seus filhos e enfrentavam os seus medos e angústias?Num ambiente perigoso e desconhecido, abrigando-se em cavernas, nossos parentes distantes reuniam-se ao redor de uma fogueira, no fim de um dia difícil, contando suas aventuras numa terra hostil. E sabe como é, uma história puxa a outra, e vai surgindo a necessidade de mostrar como se agiu em determinado momento e como tal pessoa ou animal agiu em outro. Pronto! Já está caracterizado o fenômeno teatral, pois o teatro existe quando temos:

Uma pessoa que finja ser algo ou alguém: personagem.Uma história ou uma ação para ser representada: ação.Um determinado espaço (lugar ocupado durante a ação): espaço.Alguém que veja ou assista essa representação: expectador.

Porém, nessa época, ainda não havia a divisão entre atores e espectadores, ou seja, todos participavam do ritual e o lugar que faziam era comunitário, não era chamado de palco ou teatro, formas estas, quepermanecem ainda hoje em certas manifestações populares, rituais, festas, comemorações, entre outras.

Na Grécia Antiga o Teatrojá era muito importanteNas disciplinas de História, Filosofia, Sociologia, entre outras, aprendemosque foi na Grécia, no século VI a.C., considerada o berço dopensamento ocidental, da filosofia, das Olimpíadas, da Democracia eum “tanto” de outras coisas importantes, que se desenvolveu, também,o Teatro. Pois foi lá que aconteceu, pela primeira vez, a divisão entreatores e espectadores. Assim ficou conhecida até hoje essa forma derepresentação.Pois bem, o Teatro na Grécia teve um começo interessante e vocêvai ver o porquê. Surgiu em meio a muita festa, dança e música. Osgregos acreditavam e louvavam muitos deuses e cada um tinha umafunção; existia um deus até para o vinho, era o preferido do povo delá. Chamavam-no de Dionísio, na Grécia Antiga, ou Baco, durante o

Page 4: Das Paredes Das Cavernas

Império Romano, sendo considerado o inventor dessa bebida. Os seusseguidores faziam festas e cultos religiosos cantando e dançando emsua homenagem. Conta a história,que foi em meio a essemisto de religiosidade e “festa”,que surgiram as primeirasencenações teatrais parao público, na Grécia. Nelasse contava a história de Dionísioe suas façanhas com o vinho.

Cortejo bacântico. Desenho de A. L. Millin(1808), segundo um vaso figurado do Museudo Louvre em Paris – França

A função determinada do ator surgiu na Grécia, no séculoVI a.C., o primeiro ator de que se tem conhecimento chamavaseTéspis, e possuía um talento especial para imitar os outros.Numa das festividades de Dionísio, Téspis subiu em uma carroçadiante do público, colocou uma máscara, vestiu uma túnicae, representando, disse: “Eu sou Dionísio, o deus da Alegria”,o povo estranhou mas gostou da novidade.Percebendo o interesse do povo pelo Teatro, os governantespassaram a incentivar os que possuíam certa habilidadepara imitar, instituindo e organizando os primeirosconcursos teatrais, que viriam a contribuir no desenvolvimentode dois gêneros teatrais muito importantes na GréciaAntiga e na atualidade: a Tragédia e a Comédia.A Tragédia tem origem nos primeiros, e mais sérios, momentosdo cerimonial religioso das festas dionisíacas da AntigaGrécia e narra, além de feitos heróicos, acontecimentosque ressaltam o poder dos deuses sobre o destino doshumanos. A Comédia viria das festividades populares, profanase descontraídas e, em geral, faz crítica social e políticaaos costumes da época. Esses dois gêneros deram origema muitos outros.As representações teatrais na Grécia Antiga eram compostaspor um coro que narrava e fazia comentários a respeitoda história, que era interpretada pelos atores principais(protagonistas), que usavam túnicas e máscaras. Osprincipais escritores de tragédias foram Eurípedes, autor deAlceste; Ésquilo, autor de Os Persas e Sófocles, autor de ÉdipoRei e Antígona, texto que você conhecerá, resumidamentea seguir. Um dos mais importantes autores de comédias

Page 5: Das Paredes Das Cavernas

foi Aristófanes, autor de As Nuvens e As Rãs.