10
no Terra na Web home Sobre… Entenda a nota dos reviews Termos de uso Anuncie aqui — Zumo Glossário RSS ZTOP CES 2013 FOTOGRAFIA GALERIA DE FOTOS MWC 2013 NÚMEROS ENORMES PREVIEW REVIEWS SMARTPHONES ZTOP INDICA WINDOWS 8 Tweetar 0 Review: PCWare IPXLP-MB DC (mais um Atom dual core!) by Mário Nagano on 14/10/2009 Curtir Seja o primeiro de seus amigos a curtir isso. Depois da nossa análise (exclusiva) da placa-mãe ASUS AT3N7A-I fica uma dúvida: qual seria o desempenho dela se comparada com os outros modelos com Atom 330 + chipset Intel 945G mais comuns no mercado? Coincidência ou não recebemos para teste a nova placa PCWare IPXLP-MB produzida pela Digitron que, de um certo modo, é uma prima distante da Intel D945GCLF2DBR cuja versão nacional foi anunciada ontem (13/10) e que também começa a ser fabricada pela mesma Digitron. Some-se elas a outros modelos já montados por aqui pela Foxconn e pela Visum e vemos que até que não estamos tão mal servidos de plataformas com Atom 330. Mas como é que ela se saiu em nossos testes? Respostas depois do clique. Assim como outros produtos com a marca PCWare, a IPXLP-MB parece ser um OEM da ASUS/Pegatron aparentemente disponível só na região da Ásia e obviamente no Brasil. Ela segue o padrão mini-ITX que ocupa uma área equivalente à um quadrado com 17 cm de lado e pode ser instalada em qualquer gabinete e fonte que atenda ao padrão ATX o que torna esse produto fácil de ser instalado na maioria dos gabinetes (e fontes) disponíveis no mercado. Empire Teclado Bluetooth com Capa p/ iPad Mini Preto - TC-MIN KaBuM! R$109,56 15% de Desconto no Boleto

Review PCWare IPXLP-MB DC (Mais Um Atom Dual Core!) - ZTOP

  • Upload
    others

  • View
    1

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Review PCWare IPXLP-MB DC (Mais Um Atom Dual Core!) - ZTOP

27/10/13 Review: PCWare IPXLP-MB DC (mais um Atom dual core!) - ZTOP

ztop.com.br/review-pcware-ipxlp-mb-dc-mais-um-atom-dual-core/ 1/10

no Terra na Web

homeSobre…

Entenda a nota dos reviewsTermos de usoAnuncie aqui

— Zumo GlossárioRSS

ZTOP

CES 2013FOTOGRAFIAGALERIA DE FOTOSMWC 2013NÚMEROS ENORMESPREVIEWREVIEWSSMARTPHONESZTOP INDICAWINDOWS 8

Tweetar

0

Review: PCWare IPXLP-MB DC (mais um Atom dual core!)

by Mário Nagano on 14/10/2009

Curtir Seja o primeiro de seus amigos a curtir isso.

Depois da nossa análise (exclusiva) da placa-mãe ASUS AT3N7A-I fica uma dúvida: qual seria o desempenho dela se comparada com os outros modeloscom Atom 330 + chipset Intel 945G mais comuns no mercado? Coincidência ou não recebemos para teste a nova placa PCWare IPXLP-MB produzida pelaDigitron que, de um certo modo, é uma prima distante da Intel D945GCLF2DBR cuja versão nacional foi anunciada ontem (13/10) e que também começa aser fabricada pela mesma Digitron. Some-se elas a outros modelos já montados por aqui pela Foxconn e pela Visum e vemos que até que não estamos tão malservidos de plataformas com Atom 330.

Mas como é que ela se saiu em nossos testes? Respostas depois do clique.

Assim como outros produtos com a marca PCWare, a IPXLP-MB parece ser um OEM da ASUS/Pegatron aparentemente disponível só na região da Ásia eobviamente no Brasil. Ela segue o padrão mini-ITX que ocupa uma área equivalente à um quadrado com 17 cm de lado e pode ser instalada em qualquergabinete e fonte que atenda ao padrão ATX o que torna esse produto fácil de ser instalado na maioria dos gabinetes (e fontes) disponíveis no mercado.

Empire Teclado Bluetooth com Capa p/ iPad Mini Preto - TC-MINI2 - 2022KaBuM!

R$109,5615% de Desconto no Boleto

Page 2: Review PCWare IPXLP-MB DC (Mais Um Atom Dual Core!) - ZTOP

27/10/13 Review: PCWare IPXLP-MB DC (mais um Atom dual core!) - ZTOP

ztop.com.br/review-pcware-ipxlp-mb-dc-mais-um-atom-dual-core/ 2/10

A embalagem:

O recheio:

Diagrama dos componentes:

Page 3: Review PCWare IPXLP-MB DC (Mais Um Atom Dual Core!) - ZTOP

27/10/13 Review: PCWare IPXLP-MB DC (mais um Atom dual core!) - ZTOP

ztop.com.br/review-pcware-ipxlp-mb-dc-mais-um-atom-dual-core/ 3/10

Ao contrário da ASUS AT3N7A ou mesmo da Intel D945GCLF2DBR, notei que a placa da PCWare não possui entrada adicional de +12 Volts, recebendoassim energia apenas pelo seu conector ATX de 24 pinos.

Quando o assunto são entradas e saídas, internamente a IPXLP-MB vem equipada com duas portas SATA, um slot para pente de memória DDR2 de até 667MHz, saída de som e duas portas USB para o painel frontal. Note que ao contrário da D945GCLF2DBR, a IPXLP-MB não conta com uma porta IDE aindamuito usada para em unidades de disco óptico.

Como é comum nesses produtos, essa placa também conta com um slot PCI livre para algum tipo uma placa de expansão.

Para facilitar a vida do integrador/usuário a placa já vem com seu próprio alto-falante para bipar os estados do sistema montado ao lado do jumper que limpa aCMOS e um curioso conector descrito como ROM Recovery no manual.

Page 4: Review PCWare IPXLP-MB DC (Mais Um Atom Dual Core!) - ZTOP

27/10/13 Review: PCWare IPXLP-MB DC (mais um Atom dual core!) - ZTOP

ztop.com.br/review-pcware-ipxlp-mb-dc-mais-um-atom-dual-core/ 4/10

A boa notícia é que na parte de trás podemos ver diversas interfaces legadas como saídas para teclado e mouse PS/2, porta serial e paralela, SVGA, quatroUSBs, rede Fast Ethernet e som. Simples e na medida.

Assim como na plaquina da Intel, a IPXLP-MB vem com dois dissipadores de calor montados sobre o chipset Intel 945G e o Atom 330.

O curioso é que ao remover essas peças, vemos que o chip maior (no centro) é na realidade o chipset e não o processador (acima).

Page 5: Review PCWare IPXLP-MB DC (Mais Um Atom Dual Core!) - ZTOP

27/10/13 Review: PCWare IPXLP-MB DC (mais um Atom dual core!) - ZTOP

ztop.com.br/review-pcware-ipxlp-mb-dc-mais-um-atom-dual-core/ 5/10

Um detalhe que me chamou a atenção nessa placa é que o irradiador do chipset não vem com uma ventoinha instalada o que — a primeira vista — abrepossibilidades muito interessantes como montar PCs mais silenciosos.

Mas ao ligar essa placa pela primeira vez, passados alguns minutos eu me assustei ao tocar o dissipador do chipset e notar que o mesmo estava bem quente.Peguei meu termômetro a laser e fiz algumas leituras e medi um pico de 65° Celsius. O dissipador do Atom estava em torno de 60°.

O curioso é que o kit de acessórios que acompanha a placa mãe existia uma pequena ventoinha que pode ser ligada na única saida de alimentação da placa-mãe para esse dispositivo. O resultado final é mais ou menos este:

Depois disso, a temperatura do chipset nunca passou dos 35° e como as aletas do cooler do chipset estão alinhadas com as do processador, esta também sebeneficia do fluxo de ar da ventoinha para dissipar o seu calor.

Mesmo assim fiquei encucado se o uso da ventoinha seria realmente necessária ou não. Depois de finalizar com os testes padrão, só de farra eu botei pararodar o Prime95 um utilitário muito bom para estressar o processador e o PC como um todo. A placa ficou funcionando initerruptamente por 12 horas com ochipset cozinhando a 65° e o sistema manteve-se firme, não travando muito menos abrindo o bico.

Minha impressão é que a IPXLP-MB pode até trabalhar sem ventoinha, mas como ela já vem de graça como acessório, não custa nada usá-la para que oschips trabalhem a temperaturas mais amenas. Como alternativa, o usuário pode optar por instalar uma ventoinha maior no gabinete (ligando a mesma na placa-mãe) fazendo com que o ar circule pelo interior do gabinete.

Sob testes:

Botar uma placa dessas para funcionar é um procedimento simples: basta instalar um pente de memória (no meu caso 2 GB de DDR2 de 800 MHz) um discoSATA 300 Western Digital Caviar de 80 GB/7.200 rpm e um gravador de DVD Samsung via porta USB. Como a IPXLP-MB dispensa o uso do conectorATX adicional de +12V utilizei uma fonte HiPro HP-M145A3 de 100 watts que retirei de um velho IBM Aptiva com Pentium III que conectei na placa pormeio de um adaptador de 20 para 24 pinos. Aparentemente essa adaptação deu certo já que todos os testes ocorreram sem problemas com a montagemconsumindo algo em torno de 36 watts sem fazer nada (modo idle) chegando a picos de 42 watts trabalhando a plena carga. Trata-se de um resultadoimpressionante se levarmos em consideração que a AT3N7A-I — nas mesmas condições — consumiu 52,7 watts sem fazer nada.

Fiz as conexões com o painel frontal e o sistema está pronto para uso. Apesar de não ser o usual, o sistema operacional utilizado foi o Windows Vista Ultimate.O CD de drivers e utilitários que acompanha o produto ainda vem com drivers para XP e Vista e como não existe nada de novo nessa plataforma, acredito queela também seja compatível com o Windows 7.

Page 6: Review PCWare IPXLP-MB DC (Mais Um Atom Dual Core!) - ZTOP

27/10/13 Review: PCWare IPXLP-MB DC (mais um Atom dual core!) - ZTOP

ztop.com.br/review-pcware-ipxlp-mb-dc-mais-um-atom-dual-core/ 6/10

Como comentei na análise do AT3N7A-I Apesar de não ser um processador necessariamente veloz (apenas 1,6 GHz com FSB de 533 MHz), o Intel Atom330, com seus dois núcleos físicos e dois núcleos “lógicos”, consegue ser um chip particularmente ligeiro, principalmente quando o quesito é tempo de respostaem aplicações multitarefa, mas isso não deve ser confundido com capacidade de processamento pesado onde a CPU pode passar muito tempo ocupadadevorando uma grande massa de dados, passando a impressão que o programa está lento. Digno de nota é saber que o Atom 330 tem suporte para 64 bits,ao contrário do seu irmão menor e mais famoso, o N270.

Como era de se esperar, no índice de experiência do Windows Vista bateu 3,0 pontos segurado pelo seu desempenho gráfico. Para mim isso já é umaindicação de que essa placa não seria a melhor solução para gamers.

Com relação aos outros resultados, a IPXCLP-MB obteve 38 pontos no Sysmark 2007 Preview 1.05, 1.500 pontos no PCMark Vantage. No PCMark2005, o Ion bateu 2.016 pontos e no 3DMark 2006 144 pontos.

Se comparado com a AT3N7A-I a placa da PCWare teve um desempenho praticamente idêntico nos testes baseados essencialemte em aplicativos como oSysmark 2007, sendo que a vantagem para o Ion aumenta a medida que a aceleração gráfica ganha importancia como o PCMark/PCMark Vantage chegandoa ser gritante no caso do 3DMark 2006 onde a GeForce 9400 do Ion bateu 1.400 pontos contra os 144 pontos do Intel GMA 950 do 945G.

No AutoGK 2.45 a placa da PCWare levou aproximadamente 3h5842s para transformar um filme em DVD para um arquivo AVI de 700 MB. O processooposto (criar uma imagem de DVD a partir de três arquivos de vídeo) feito com o DVDFlick 1.3.0.6 foi de 8h03m17s utilizando um thread e 4h39m25scom quatro threads. Novamente, nas tarefas fortemente baseadas no processador, o desempenho da IPXCLP-MB é praticamente a mesma da AT3N7A-I.

Nos testes com o HDxPRT da Intel que mede a experiência de uso em alta definição, mais resultados interessantes: 34 pontos para a criacão de conteúdoHD e 1,5 estrelas para reprodução de conteúdo HD. Novamente, nos resultados que dependem mais do processador as duas placas praticamente seequivalem e nos que dependem da GPU a IPXCLP-MB fica bem pra trás comendo poeira.

Comparado com a ASUS AT3N7A:

Page 7: Review PCWare IPXLP-MB DC (Mais Um Atom Dual Core!) - ZTOP

27/10/13 Review: PCWare IPXLP-MB DC (mais um Atom dual core!) - ZTOP

ztop.com.br/review-pcware-ipxlp-mb-dc-mais-um-atom-dual-core/ 7/10

O que tudo isso mostra? Primeiro, que a placa da PCWare não deveria ser considerada uma concorrente do Ion. Na minha opinião, enquanto a plataforma daNVidia é uma interessante solução para aplicações de áudio, vídeo e computação visual, a IPXCLP-MB é um produto mais pé no chão voltado para asaplicações do dia a dia (como editar um texto, trocar mensagens e acessar a Internet) onde um computador simples, ligeiro e econômico (tanto no custo quantono consumo de energia) atenda plenamente às necessidades do usuário.

Segundo: sob esse ponto de vista, existem inúmeros segmentos de mercado que poderiam tirar proveito dessa plataforma, como call centers, telecentros,escolas ou até mesmo como um segundo computador da casa funcionando como um terminal para acesso à Internet.

Como a IPXCLP-MB ainda conta com uma porta serial e paralela, ela também pode ter o seu espaço no mundo da automação comercial. Devido às suaspequenas dimensões é possível montar equipamentos de visual e uso mais dedicado, como caixas eletrônicos, terminais de consulta, sistemas demonitoramento, controle de estacionamento, etc. Num país como o nosso onde pequenos empreendedores tem muita imaginação para criar uma aplicaçãomatadora mas nem sempre conta com recursos suficientes para desenvolver o seu próprio hardware, podem desenvolver suas idéias no seu PC de casa eimplementá-las por meio de uma plataforma genérica de hardware como a plaquinha da PCWare.

Finalmente para os entusiastas, pode ser até que a IPXCLP-MB não seja a melhor solução para montar seu media center, mas com seu processadorzinho“quadcore” de 32/64 bits de baixo consumo ela pode ser o ponto de partida para a montagem de um servidor doméstico sob medida para as suasnecessidades, podendo instalar qualquer serviço que lhe dê na telha, como servidor de arquivos, impressora, cliente de torrent, servidor Web, email, firewall,proxi, vigilância com webcâmera, etc… Tanto em Windows quanto em Linux!

Minha única reserva, nesse caso é o fato dessa placa vir equipada apenas com uma porta Fast Ethernet (10/100 mbps) ao invés de uma porta Gigabit Ethernet(10/100/1000 mbps) solução por sinal, já disponível na Intel D945GCLF2DBR. Nesse caso poderia-se utilizar o slot PCI para instalar uma segunda portaGigabit, mas assim perde-se a possibilidade de utilizá-la para instalar mais portas SATA no sistema.

No final das contas, é tudo uma questão de imaginar e colocar em prática.

Ainda em tempo: Acabei de receber a informação da Digitron de que a placa mãe Intel D945GCLF2DBR pode chegar ao usuário final nafaixa dos R$ 270. Isso por que o fabricante não vende direto para as lojas e sim para os seus canais de distribuição que depois passam para seusclientes. De qualquer modo para o usuário final, isso é uma notícia bem vinda, já que pagando um pouco mais o usuário receberia uma porta derede Gigabit no lugar da Fast Ethernet e uma IDE extra para ligar seu gravador de DVD ou mesmo um disco reaproveitado de algum PC maisantigo. Os integradores por sua vez podem dar preferência para a placa da PCWare devido a economia de escala.

De um certo modo, essas placas podem até nem bater de frente uma com a outra, já que cada uma pode atender a diferentes segmentos demercado.

Resumo: PCWare IPXCLP-MB DC

O que é isso? Placa-mãe mini-ITX com processador Atom 330 + chipset 945G.O que é legal? Plataforma simples, versátil e relativamente acessível. Atom dual core com suporte para 32/64 bits.O que é imoral? Desempenho gráfico modesto, poderia vir com porta Gigabit Ethernet.O que mais? Vem equipada com porta PS/2, serial e paralela, interfaces ainda populares em aplicações comerciais.Avaliação: 6,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.Preço sugerido: R$ 250 (preço estimado para o consumidor final).Onde encontrar: www.pcwarebr.com.br.

compartilhar:

TwitterFacebookGooglePocket

Page 8: Review PCWare IPXLP-MB DC (Mais Um Atom Dual Core!) - ZTOP

27/10/13 Review: PCWare IPXLP-MB DC (mais um Atom dual core!) - ZTOP

ztop.com.br/review-pcware-ipxlp-mb-dc-mais-um-atom-dual-core/ 8/10

Email

Tagged as: Atom 330, Mini-ITX, PCWare

Post por Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PCWorld. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Mário escreveu 1439 histórias incríveis para o ZTOP.

{ 5 trackbacks }

Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Review: PCWare IPXLP-MB DC (mais um Atom dual core!) -- Topsy.comOctober 14, 2009Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Review: Desktop Lenovo 3000 C300 All-in-One March 4, 2010Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Review: Placa-mae Intel D510MO (com Atom Pine Trail dual-core!) June 14, 2010Como montar um mídia PC | zumo: (re)monte seu PC August 21, 2010Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Review: Gigabyte GA-H55N-USB3 (mini-ITX para Core i3/i5/i7) October 21, 2010

Post anterior: ZTE: modem USB com TV digital

Próximo post: LG GM750: mais um Windows Phone a caminho

BUSCA

Search

PUBLICIDADE

ÚLTIMOS REVIEWS

Hands-on: Nokia Asha 503Hands-on: Nokia Lumia 1520Pocket Review: Sony Xperia Z UltraReview: APU AMD A6-5200 "Kabini"Review: Motorola Moto XHands-on: Samsung Galaxy S4 ActivePocket review: Nokia Lumia 625

Facebook social plugin

CommentPosting as Silvioj Francisco (Not you?)

Add a comment...

Post to Facebook

Page 9: Review PCWare IPXLP-MB DC (Mais Um Atom Dual Core!) - ZTOP

27/10/13 Review: PCWare IPXLP-MB DC (mais um Atom dual core!) - ZTOP

ztop.com.br/review-pcware-ipxlp-mb-dc-mais-um-atom-dual-core/ 9/10

Review: Monitor LG IPS Ultrawide 21:9 de 29" (29EA93/29EA73)Review: Intel Core i7-4770K "Haswell"Hands-on: Nokia Lumia 1020

FACEBOOK

+NOVOS

Gadget do dia: ADATA UD320 USB OTG Flash DriveNúmeros enormes: os sensores de 41 e 20 megapixels da NokiaNokia Lumia 2520: um tablet cheio de justificativasHands-on: Nokia Asha 503Hands-on: Nokia Lumia 1520Nokia World 2013: novos Asha, dois foblets e… um tabletPocket Review: Sony Xperia Z UltraNokia World 2013: chegamos!Uma tarde no Rio (entre outras coisas) com dois smartphones-câmeraGadget do dia: Fujifilm X-E2

CATEGORIAS

Selecionar categoria

ARQUIVOS

Selecionar o mês

PUBLICIDADE

Like Send 3,649 people like this. Bethe first of your friends.

LG Optimus G chega às lojas este mês - ZTOPpor Henrique Martin31 people recommend this.

Review: Nokia Lumia 920 - ZTOP por HenriqueMartin e Mário Nagano134 people recommend this.

Nokia: aparelhos organizados por cor [galeriade fotos] - ZTOP por Henrique Martin28 people recommend this.

Foblets do dia: Samsung Galaxy Mega (5.8 e6.3) - ZTOP por Henrique Martin e MárioNagano44 people recommend this.

Facebook social plugin

Page 10: Review PCWare IPXLP-MB DC (Mais Um Atom Dual Core!) - ZTOP

27/10/13 Review: PCWare IPXLP-MB DC (mais um Atom dual core!) - ZTOP

ztop.com.br/review-pcware-ipxlp-mb-dc-mais-um-atom-dual-core/ 10/10

2007-2015 Todos os direitos reservados. ZTOP+ZUMO é propriedade da XEFRA+NAGANO ENTERPRISES

/* Esta línea debe de estar justo antes de cerrar el Tag de Body. */

ZTOP

Like

3,649 people like ZTOP.

Facebook social plugin